Fiscalização da Floram desfaz acesso aberto no meio de uma lagoa no Campeche

Fiscalização da Floram desfaz acesso aberto no meio de uma lagoa no Campeche

Fundação atendeu a pedidos recebidos de moradores da região

A fiscalização da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) desfaz desde o início da manhã desta sexta-feira um acesso irregular aberto no meio da Lagoa Pequena no Campeche, no Sul da Ilha. O local é considerado área de preservação permanente e era utilizado como passagem de pedestres e veículos.

O aterro foi feito por um morador da região que já foi multado pelo crime ambiental. Segundo fiscais que trabalham na região, a demanda veio também da população, que agora voltará a utilizar uma rua alternativa pavimentada próxima à Lagoa.

A operação começou às 8h e deve durar vários dias, de acordo com a profundidade e material do aterro. A passagem divide a lagoa em duas e deixou um lado dela sem ligação com outros afluentes, o que, segundo os fiscais, prejudica a fauna e a vegetação local.

Nesta quarta-feira, a Celesc retirou os postes e a fiação colocados na via clandestina. Quando a lagoa estiver totalmente aberta, será executado o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRADE) por um período de 2 anos, até a total recuperação do local.

(DIÁRIO CATARINENSE, 04/02/2011)