11 fev Feira promove e profissionaliza o artesanato catarinense
Para quem tem ‘alma de artista’ e um extra de sensibilidade para trabalhos manuais, lidar com números, planilhas, plano mercadológico nem sempre é fácil. Em tese, artesão é artesão, empresário é empresário. Mas a tal da competitividade é grande e artistas têm que se profissionalizar para conseguir um lugar ao sol no mundo dos negócios, principalmente porque nem sempre produtos artesanais recebem seu devido valor.
Com o objetivo de valorizar artesãos e produtores do Estado e mostrar como a arte pode ser uma profissão, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realiza até o dia 20 de fevereiro a quarta edição do Vitrine Sebrae – Aroma Sabor e ArteCatarina.
O evento reúne 83 unidades produtivas dos ramos de artesanato e agronegócio nbo vão cebtral do Beiramar Shopping. Cerca de 835 artesãos são beneficiados direta e indiretamente, participando de rodadas de negócios e fazendo inbtercâmbio com consumidores e também com as grandes redes de varejo.
Para participar do evento, os projetos inscritos de arte e agronegócios passaram por uma curadoria. “Foram avaliados alguns pontos, como metrologia, design e acesso ao mercado”, explicou a coordenadora do Programa Sebrae de Artesanato ArteCatarina, Simone Amorim.
A avaliação foi realizada de maneira individual e cada artesão recebeu um parecer sobre seu trabalho, constando os pontos a melhorar para ter mais chances de comercialização. “Queremos que sejam artesãos, mas profissionais também”, diz Simone.
. O quê: 4º Vitrine sebrae – Aroma Sabor e ArteCatarina
. Quando: até 20/2 das 14h às 22h
. Onde: Beiramar Shopping, rua Bocaiúva, 2.468, Centro, Florianópolis, tel. 3212- 4600
. Quanto: Gratuito
(Carol Macário, Sebrae-SC, 09/02/2011)