11 fev FATMA, Polícia Ambiental e ASM promovem evento ecológico na área do parque do Rio Vermelho
Caso chuva não impeça, “Blitz Ecológica” e “Salva Dunas” são as mobilizações a serem realizadas na área do Parque Estadual do Rio Vermelho com participação de associação de surfistas locais
No próximo sábado (dia 12/02) a Fundação do Meio Ambiente – FATMA e a Polícia Militar Ambiental irão realizar uma “Blitz Ecológica” na Estrada da Praia do Moçambique para orientar os visitantes sobre normas de uso do Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE). Em paralelo à blitz estará ocorrendo o “Salva Dunas”, mutirão organizado pela Associação de Surf do Moçambique (ASM) e apoiado pela FATMA, para delimitar as áreas de acesso aos veículos. O evento inicia as 9h e tem previsão de encerramento para o meio-dia.
Os limites do PAERVE beiram a Praia do Moçambique, muito procurada por quem gosta de sossego e praticar surf. “No entanto, o uso indevido da área, principalmente pelo estacionamento de carros e motos sobre locais de ocorrência da vegetação de restinga e o uso de fogo, têm levado à degradação desta zona de proteção contra erosão marinha”, observa a analista técnica em gestão ambiental da FATMA e chefe da unidade de conservação, Elaine Zuchiwschi.
Como mais uma tentativa de conter os danos causados às restingas lindeiras à Praia do Moçambique e ao Parque Estadual do Rio Vermelho está sendo promovido um mutirão de colocação de mourões ao longo da estrada, denominado de “Salva Dunas” pela Associação de Surf do Moçambique (ASM).
A Blitz Ecológica será feita pela FATMA e PMA, com abordagem dos veículos na Estrada da Praia do Moçambique, distribuição de cartilhas e folheto sobre normas de uso do Parque. O mutirão “Salva Dunas” é mais uma tentativa de conter os danos causados às restingas lindeiras à Praia do Moçambique e ao Parque Estadual do Rio Vermelho.
O mutirão de colocação de mourões ao longo da estrada foi denominado de Salva Dunas pela Associação de Surf do Moçambique. O mutirão “Salva Dunas”, será feito por membros da ASM junto a colaboradores e com apoio da FATMA para o transporte e doação das toras.
Caso amanheça chovendo os eventos serão cancelados. Mais informações pelo telefone (48) 3232-5450
(Fatma, 10/02/2011)