Em busca do tempo perdido

Em busca do tempo perdido

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 09/02/2011)
Com o sentimento de que escapará da cassação, prefeito Dário Berger apresenta plano de governo para
O prefeito Dário Berger fez uma reentrada em grande estilo, na manhã de terça-feira (8), num encontro com os principais assessores, secretários, vereadores e jornalistas. Dário estava radiante e, logo na apresentação do Compromisso com Florianópolis, afirmou em tom irônico, amplificado pelas caixas de som do auditório do hotel Cambirela: “Jaime Tonello (presidente da Câmara Municipal) não será prefeito da Capital”. Confessou seu novo ânimo, diante de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que manteve um prefeito itinerante – de Valença, RJ – no poder. “Vamos para o segundo tempo do mandato (2011-2012)”, afirmou, abrindo aos convidados um documentário extenso e grandioso, com as principais ações e obras planejadas para esse período e para os próximos dez anos. Na prática, apresentou um plano de governo detalhado, uma espécie de “À la recherche du temps perdu”, título da obra-prima de Marcel Proust, traduzida literalmente para o português como “Em Busca do Tempo Perdido”.
Olho em 2014
A rigor, o plano de governo apresentado pelo prefeito na manhã de terça-feira (8) indica o caminho para uma nova cidade. Florianópolis será transformada com inúmeras obras, como elevados, ampliação de rodovias, mais unidades de saúde, macrodrenagem, escolas. O projeto é ousado e Dário Berger está determinado a cumprir os objetivos, porque tem um olho na Capital e um olho na eleição de 2014. É candidatíssimo ao governo do Estado.
Bancada
A base do prefeito na Câmara Municipal compareceu em peso à apresentação do Compromisso com Florianópolis. A rigor, seis vereadores: Gean Loureiro (PMDB), Renato Geske (PR), Norberto Stroisch (PMDB), João da Bega (PMDB), Celso Sandrini (PMDB) e Edinon Rosa (PSB). Atualmente, são estes, entre os 16 parlamentares, os nomes com quem Dário Berger pode contar.
Força-tarefa
Entre as ações anunciadas por Dário Berger no encontro de terça-feira (8/2), destaque para a proposta de formação de uma força-tarefa, em parceria com o governo do Estado, para firme atuação contra ocupações em áreas ambientais e de risco na Capital. O trabalho contará com a participação da Polícia Ambiental.
Paulo Fontes
Há dias, publiquei nota aqui afirmando que o prefeito Dário Berger determinaria a reabertura da avenida Paulo Fontes ao tráfego de veículos. Na apresentação do Compromisso com Florianópolis, ele confirmou: a via será reaberta nos próximos dias, por conta das obras do elevado Rita Maria.
O custo
Reservadamente, uma autoridade municipal comentou numa roda: “O projeto de revitalização do Mercado Público e avenida Paulo Fontes é muito bonito. Mas sua execução exigirá grandes alterações urbanas, a um custo muito elevado”. Em outras palavras, o projeto é megalomaníaco.