28 fev Comunidade se mobiliza contra posto de saúde em área do Parque de Coqueiros
Da coluna Visor, por Rafael Martini (DC, 28/02/2011)
Moradores de Coqueiros, em Florianópolis, estão se mobilizando contra a construção de um posto de saúde dentro do parque de Coqueiros. Alegam que são favoráveis ao posto, mas não ocupando uma área do único local para lazer existente no bairro e imediações.
###
Nota do Editor FloripAmanha.org: Veja a íntegra de nota sobre o caso enviada pela Diretoria da Associação dos Moradores de Coqueiros Pro – Coqueiros.
Em defesa do POSTO DE SÁUDE e do PARQUE DE COQUEIROS – Esclarecimento a comunidade:
Muito tem dito a Prefeitura sobre a construção do Posto de Saúde, procurando colocar a Pro – Coqueiros, como contra a conquista do Posto de Saúde de Coqueiros. Isto não é verdade.
SEMPRE ESTIVEMOS, ESTAMOS E ESTAREMOS a favor da instalação de um POSTO DE SAÚDE em Coqueiros. Nossa discordância é sobre o LOCAL DE INSTALAÇÃO, que não pode ser no parque, que já é pequeno para a enorme demanda de freqüentadores, e que precisa, como é reivindicação da comunidade, ser AMPLIADO e não DIMINUÍDO.
Existem inúmeras alternativas de localização, e que foram sugeridas, mas não foram consideradas, nem sequer discutidas, como por exemplo a área disponível na Rua Almirante Tamandaré, que ficaria estrategicamente melhor localizada para atender principalmente as comunidades mais carentes..
É preciso se ter consciência, que é mais fácil encontrar terreno para a instalação de um Posto de Saúde, que para um Parque já pequeno para abrigar nossa comunidade e adjacentes.
O funcionamento em nosso Parque de uma atividade diferente do uso já consagrado será com certeza o começo da acomodação de outras atividades, como já lá está à coleta de lixo reciclável, importante é verdade, porém não se pode esquecer que ela é uma empresa privada que tem lucro, e também como já o faz ha muito tempo, a empresa de publicidade que explora o local para alongamento, com a marca da UNIMED.
Precisamos estar alertas e não nos deixarmos iludir que será apenas uma pequena invasão do Parque, como é divulgado. Podem ter certeza, se cedermos outras construções virão, pois a visão da Prefeitura é imediatista, de curto prazo, não vai além de um mandado político.
Se houvesse planejamento, estudos seriam feitos para avaliar o impacto no trânsito, na entrada do bairro, na utilização do parque pelos moradores e as alternativas de local seriam estudadas. Isto não foi feito.
NOSSO PARQUE É UM BEM PRECIOSO, CONQUISTADO E CONSTRUÍDO PELA COMUNIDADE, e precisamos preservá-lo, impedindo que suas finalidades sejam desvirtuadas com outros usos. É um espaço de esporte e saúde freqüentado por pessoas de toda a cidade, não somente do bairro, demonstrando a carência de áreas de lazer e a importância deste espaço, que será prejudicado.
Além do mais, a instalação da obra no local irá aumentar o problema de segurança em virtude de que o posto será novo pólo gerador de tráfego, em um local onde freqüentemente ocorre acidente.
Reforçamos o fato de que outros terrenos do bairro foram sugeridos à municipalidade que não analisou as outras possibilidades e questionamos: Para um parque onde existem outros espaços???
Seria ainda bom que a comunidade procurasse verificar as condições em que estão funcionando os Postos do Abraão e Vila Aparecida. Será que eles não precisam de maior atenção do poder público? …de serem melhorados?
Iremos, como sempre afirmamos, defender o Parque com toda nossa energia, de qualquer coisa ou de qualquer um, que pretenda descaracterizá-lo ou prejudicá-lo.
Florianópolis, SC, 24 de fevereiro de 2011.
Diretoria e Conselho
Associação dos Moradores de Coqueiros Pro – Coqueiros