Comunidade se mobiliza contra posto de saúde em área do Parque de Coqueiros

Comunidade se mobiliza contra posto de saúde em área do Parque de Coqueiros

Da coluna Visor, por Rafael Martini (DC, 28/02/2011)

Moradores de Coqueiros, em Florianópolis, estão se mobilizando contra a construção de um posto de saúde dentro do parque de Coqueiros. Alegam que são favoráveis ao posto, mas não ocupando uma área do único local para lazer existente no bairro e imediações.

###

Nota do Editor FloripAmanha.org: Veja a íntegra de nota sobre o caso enviada pela Diretoria da Associação dos Moradores de Coqueiros Pro – Coqueiros.

Em defesa do POSTO DE SÁUDE e do PARQUE DE COQUEIROS – Esclarecimento a comunidade:

Muito tem dito a Prefeitura sobre a construção do Posto de Saúde, procurando colocar a Pro – Coqueiros, como contra a conquista do Posto de Saúde de Coqueiros. Isto não é verdade.

SEMPRE ESTIVEMOS, ESTAMOS E ESTAREMOS a favor da instalação de um POSTO DE SAÚDE em Coqueiros. Nossa discordância é sobre o LOCAL DE INSTALAÇÃO, que não pode ser no parque, que já é pequeno para a enorme demanda de freqüentadores, e que precisa, como é reivindicação da comunidade, ser AMPLIADO e não DIMINUÍDO.

Existem inúmeras alternativas de localização, e que foram sugeridas, mas não foram consideradas, nem sequer discutidas, como por exemplo a área disponível na Rua Almirante Tamandaré, que ficaria estrategicamente melhor localizada para atender principalmente as comunidades mais carentes..

É preciso se ter consciência, que é mais fácil encontrar terreno para a instalação de um Posto de Saúde, que para um Parque já pequeno para abrigar nossa comunidade e adjacentes.

O funcionamento em nosso Parque de uma atividade diferente do uso já consagrado será com certeza o começo da acomodação de outras atividades, como já lá está à coleta de lixo reciclável, importante é verdade, porém não se pode esquecer que ela é uma empresa privada que tem lucro, e também como já o faz ha muito tempo, a empresa de publicidade que explora o local para alongamento, com a marca da UNIMED.

Precisamos estar alertas e não nos deixarmos iludir que será apenas uma pequena invasão do Parque, como é divulgado. Podem ter certeza, se cedermos outras construções virão, pois a visão da Prefeitura é imediatista, de curto prazo, não vai além de um mandado político.

Se houvesse planejamento, estudos seriam feitos para avaliar o impacto no trânsito, na entrada do bairro, na utilização do parque pelos moradores e as alternativas de local seriam estudadas. Isto não foi feito.

NOSSO PARQUE É UM BEM PRECIOSO, CONQUISTADO E CONSTRUÍDO PELA COMUNIDADE, e precisamos preservá-lo, impedindo que suas finalidades sejam desvirtuadas com outros usos. É um espaço de esporte e saúde freqüentado por pessoas de toda a cidade, não somente do bairro, demonstrando a carência de áreas de lazer e a importância deste espaço, que será prejudicado.

Além do mais, a instalação da obra no local irá aumentar o problema de segurança em virtude de que o posto será novo pólo gerador de tráfego, em um local onde freqüentemente ocorre acidente.

Reforçamos o fato de que outros terrenos do bairro foram sugeridos à municipalidade que não analisou as outras possibilidades e questionamos: Para um parque onde existem outros espaços???

Seria ainda bom que a comunidade procurasse verificar as condições em que estão funcionando os Postos do Abraão e Vila Aparecida. Será que eles não precisam de maior atenção do poder público? …de serem melhorados?

Iremos, como sempre afirmamos, defender o Parque com toda nossa energia, de qualquer coisa ou de qualquer um, que pretenda descaracterizá-lo ou prejudicá-lo.

Florianópolis, SC, 24 de fevereiro de 2011.

Diretoria e Conselho
Associação dos Moradores de Coqueiros Pro – Coqueiros