24 fev Bicicletada para discutir as tarifas do transporte público
Usuários irão às ruas para reclamar do preço do transporte público, que poderá sofrer reajuste
Para reivindicar o aumento das passagens de ônibus em Florianópolis, previsto para até maio, A Frente de Luta pelo Transporte Público organizou a Bicicletada Contra a Tarifa. Estudantes, usuários, entidades comunitárias e diretórios estudantis sairão às ruas, hoje, às 18h, da Concha Acústica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Antes disso, o grupo se reunirá no local, às16h, para estampar as camisetas do evento. Os interessados devem levar camisas lisas.
O reajuste dos valores, que ainda não tem data estabelecida, poderá chegar a R$ 2,53 no cartão e R$ 3,14 para quem paga em dinheiro.
Além de reclamar o aumento das passagens, a bicicletada tem a intenção de reabrir as discussões sobre o transporte público na Capital.
De acordo com Diógenes Moura Breda, coordenador do DCE da UFSC, esse é o primeiro ato da Frente no ano em prol de melhorias dos coletivos. Para ele, a tarifa é apenas um dos aspectos que merece ser debatido:
– Estamos iniciando uma campanha com a intenção de fazermos um plebiscito popular, que servirá de instrumento de consulta à comunidade.
Ele disse que há uma necessidade de discutir novas maneiras de organização do transporte público, que, hoje, é dirigido por meio de entidades privadas, através de concessões:
– Assim como a saúde, o transporte público é um bem básico, então, porque é administrado por empresas privadas? Precisamos questionar isso.
(DC, 24/02/2011)