Bicicletada para discutir as tarifas do transporte público

Bicicletada para discutir as tarifas do transporte público

Usuários irão às ruas para reclamar do preço do transporte público, que poderá sofrer reajuste

Para reivindicar o aumento das passagens de ônibus em Florianópolis, previsto para até maio, A Frente de Luta pelo Transporte Público organizou a Bicicletada Contra a Tarifa. Estudantes, usuários, entidades comunitárias e diretórios estudantis sairão às ruas, hoje, às 18h, da Concha Acústica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Antes disso, o grupo se reunirá no local, às16h, para estampar as camisetas do evento. Os interessados devem levar camisas lisas.

O reajuste dos valores, que ainda não tem data estabelecida, poderá chegar a R$ 2,53 no cartão e R$ 3,14 para quem paga em dinheiro.

Além de reclamar o aumento das passagens, a bicicletada tem a intenção de reabrir as discussões sobre o transporte público na Capital.

De acordo com Diógenes Moura Breda, coordenador do DCE da UFSC, esse é o primeiro ato da Frente no ano em prol de melhorias dos coletivos. Para ele, a tarifa é apenas um dos aspectos que merece ser debatido:

– Estamos iniciando uma campanha com a intenção de fazermos um plebiscito popular, que servirá de instrumento de consulta à comunidade.

Ele disse que há uma necessidade de discutir novas maneiras de organização do transporte público, que, hoje, é dirigido por meio de entidades privadas, através de concessões:

– Assim como a saúde, o transporte público é um bem básico, então, porque é administrado por empresas privadas? Precisamos questionar isso.

(DC, 24/02/2011)