Táxis irão reforçar transporte público

Táxis irão reforçar transporte público

Candidatos aprovados no concurso puderam escolher os pontos de trabalho

Com 31 dias de atraso, devido a liminares concedidas pela Justiça Estadual, a prefeitura de Florianópolis conseguiu distribuir ontem 130 novos pontos de táxis para o município. A expectativa da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais é que em 30 dias, moradores e turistas poderão contar com reforço no transporte público.

Demorou, mas aconteceu. Ontem, 130 taxistas comemoraram a escolha do ponto onde poderão trabalhar em breve. A audiência, que começou às 14h no Centro da Capital, ficou lotada. Todos os classificados compareceram e acompanharam o processo de distribuição das vagas.

A seção foi aberta pelo secretário de Transportes e vice-prefeito, João Batista Nunes, que aposta na circulação dos novos táxis em um mês. Segundo ele, a partir de segunda-feira será feito um mutirão na secretaria para cadastrar os classificados.

O primeiro colocado, Fernando Martins, 32 anos, iniciou a seção e foi aplaudido por quem estava presente. O ponto escolhido foi o aeroporto, que segundo ele, é o mais seguro para trabalhar. Martins já é taxista, mas não tem a concessão do serviço. Ele atua no ramo há 14 anos e também trabalha como motorista em uma empresa privada na Capital.

Restante das vagas deve sair em até seis meses

Antes da distribuição dos pontos, candidatos aprovados no processo de licitação indagaram o secretário sobre o prazo para chamarem o restante dos classificados. De 200 vagas, a Capital vai contar, por enquanto, somente com 120 novos pontos.

A previsão para que chamem os outros 80 taxistas, após avaliação da prefeitura, é de quatro a seis meses, de acordo com o secretário.

Ele enfatizou ainda que 10 pontos, dos 130 distribuidos ontem, só poderão ser ativos se a decisão da Justiça sobre os mandados de segurança for favorável às pessoas que entraram com o pedido. E se isso acontecer, somente 70 classificados, dos 80, receberão seus pontos, pois as vagas restantes serão ocupadas pelos taxistas que ganharem a liminar.

Os classificados terão 60 dias a partir de hoje para iniciarem o serviço nos pontos escolhidos. Na audiência, a prefeitura divulgou uma parceria com o Banco do Brasil para motoristas que precisem de linha de crédito para financiar até 90% do carro. O valor do bem pode ser parcelado em até 60 vezes com juros de 0,83% ao mês.

(VANESSA CAMPOS, DC, 28/01/2011)