27 jan Prefeitura da Capital testa energia alternativa no Parque de Coqueiros
Projeto que vai captar energia solar é uma parceria entre Secretaria Municipal do Continente, Governo do Estado e a Empresa FC Solar.
A Secretaria do Continente, em parceria com o Goveno do Estado e a Empresa FC Solar, implantou um projeto piloto de energia alternativa no Parque de Coqueiros. O projeto foi desevolvido para captar a luz solar por meio de uma placa fixada em um poste.
O emprego das luminárias solares, da FC SOLAR, na iluminação de ruas, praças, parques e estacionamentos é totalmente autônomo, alimentado por energia solar fotovoltaica e utiliza a nova tecnologia de lâmpadas POWER-LED (alto brilho).
O principal destaque é a total autonomia do poste, já que ele dispõe da sua própria fonte de geração de energia (painel solar) e acumulação (bateria). Além disso, não está conectado à rede elétrica.
Através de um foto-sensor, a lâmpada do poste se acende automaticamente ao anoitecer e se apaga ao amanhecer.
Com estas características, a instalação e manutenção do poste se tornam operações rápidas e simplificadas, além de que os paineis fotovoltaicos apresentam uma vida útil de mais de 25 anos, as lâmpadas LED cerca de 50.000 horas.
Segundo o Secretário do Continente Deglaber Goulart, essa é uma forma de economizar energia elétrica e garantir a proteção ambiental.
Deglaber ainda diz que em breve será implantado também no Parque de Coqueiros postes de iluminação pública com captação de energia através de sistema Eólico.
(PMF, 27/01/2011)