19 jan Novas regras à pesca geram insegurança
Da coluna Informe Econômico, por Estela Benetti (DC, 19/01/2011)
O Ministério da Pesca e Aquicultura pode apresentar, até o final deste mês, o novo sistema para permissão de embarcações pesqueiras, elaborado pela então Secretaria da Pesca (hoje ministério) e pelo Ibama. Segundo a presidente do Sindicato das Indústrias de Pesca da Grande Florianópolis, Ida Áurea da Costa, o setor gostaria de ver o projeto antes da aprovação porque há muita insegurança sobre as limitações que serão adotadas pelo país para atividade no mar. A ministra da Pesca, Ideli Salvatti, em reunião com lideranças do setor, anteontem, em Florianópolis, disse que vai divulgar a proposta do novo sistema de permissionamento ainda esta semana, para que o mesmo seja avaliado.
Ida Costa afirma que pescadores da região de Itajaí, o maior polo pesqueiro do país, estudam até um protesto contra as medidas. Uma das preocupações é a limitação de espécies de peixes que podem ser pescados por traineiras (barcos de pesca). Outra limitação já definida, que não agradou, foi sobre a tainha.
A recomendação é de pesca fora das cinco milhas enquanto os cardumes ficam na área de até 5 milhas do litoral, observa a empresária.A limitação de espécies e área implicam em menores receitas para o setor.