20 jan Falta prevenção
Da coluna de Moacir Pereira (DC, 20/01/2011)
Impressionantes os estragos e transtornos que as enxurradas causaram em Florianópolis e Criciúma. Surpreendente o volume de precipitação dágua. Foram 180 milímetros em Criciúma e 80 milímetros em Florianópolis. Na Capital, 40% a mais do que o nível médio do ano. Mas repetitiva a intervenção das autoridades em relação a estas rotineiras calamidades. A própria Defesa Civil, que tem realizado um trabalho sério e produtivo, arrisca-se a cair na mesmice que fragiliza a Fatma (Fundação do Meio Ambiente) em relação às praias poluídas. Todos os anos é a mesma história. Faz o exame laboratorial da água recolhida nas praias do litoral e coloca placas anunciando as que estão poluídas. Fica tudo como está. Não acontece absolutamente nada. Os órgãos ambientais e de saúde pública, que tinham a obrigação de identificar os poluidores e puni-los exemplarmente até de forma pública para servirem de exemplo e dar às penalidades um caráter pedagógico omitem-se de forma lamentável. Entra ano e sai ano, começa e termina a temporada… e a ladainha não muda.
Com a Defesa Civil é a mesma coisa. Está faltando mais ação, mais planejamento, mais tecnologia e, sobretudo, mais prevenção da Coordenação Estadual da Defesa Civil e de suas filiadas municipais.
A primeira obrigação da Defesa Civil é cientificar-se, hora a hora, da previsão meteorológica. O comentarista Leandro Puchalski, formado em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas, avisou no Jornal do Almoço da RBS TV, que haveria um forte temporal na noite de terça-feira. Algum alerta foi acionado? Todas as comunidades ribeirinhas e residentes nas encostas dos morros tiveram a informação. Pelo que se viu, o SOS entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Aliás, nem entrou. O prefeito Dário Berger estava em São Paulo tratando da saúde do filho menor. O vice João Batista Nunes dando posse ao vereador Márcio de Souza na Secretaria de Turismo de Florianópolis. E os vereadores, cuidando do inquérito sobre a denúncia de compra de votos para a eleição da nova mesa da Câmara Municipal.