26 jan Excesso de outdoors em SC
Texto enviado por Chris Matera, de Boston – EUA, para o Diario.com.br, 25/01/2011.
Após uma recente visita a Florianópolis e Santa Catarina, eu gostaria de registrar aqui os seguintes comentários sobre algumas questões que frustraram minhas férias e de minha esposa a Florianópolis.
O primeiro comentário é relativo ao evidente e contínuo problema dos esgostos que poluem as águas e as praias da cidade e do estado. A solução mais óbvia é a instalação de um sistema de saneamento básico, o que é extremamente importante para que Florianópolis e Santa Catarina continuem atraindo turistas. É preciso haver maior urgência em investimentir nos recursos necessários para corrigir este problema tão vergonhoso.
Em segundo lugar, a contínua e crescente poluição visual devido a outdoors ao longo das rodovias e nas cidades é uma questão muito desagradável e horrível. As pessoas tiram férias para visitar belas localidades e para escapar das pressões comerciais e da feiúra de suas vidas cotidianas, mas os outdoors visíveis em praticamente qualquer direção destroem a beleza de Florianópolis e de toda Santa Catarina.
Eu visitei 25 países e em nenhum lugar vi tantos outdoors com tantas mensagens tão gritantes e tão sem sentido com o objetivo de vender tantos produtos inúteis. Pode parecer uma questão sem muita importância, mas não é. A feiúra e o comercialismo extremo representado pelos outdoors são motivo suficiente para uma pessoa decidir que não quer mais visitar Florianópolis e Santa Catarina porque a impressão que se tem é a de se estar vivendo em um comercial de TV sem fim.
Espero que os políticos e as empresas aprendam a respeitar as belezas naturais com que o Estado de Santa Catarina foi abençoado. Espero que eles sigam o exemplo de São Paulo e derrubem esses outdoors horríves e, em vez disso, usem sinalizações pequenas e de bom gosto apenas quando for necessário transmitir informações que sejam verdadeiramente importantes.
Anexei fotos de alguns dos outdoors que são comuns de se ver em Florianópolis e Santa Catarina. Nós as mostramos a alguns amigos e eles não puderam acreditar que um lugar com tanta beleza natural tenha tão pouco respeito pelo meio ambiente.