Esgoto a céu aberto em Ingleses gera protesto

Esgoto a céu aberto em Ingleses gera protesto

Moradores e comerciantes da Praia dos Ingleses, em Florianópolis, protestaram, ontem, por causa de esgotos a céu aberto em vários pontos do balneário. Eles fecharam a rua principal por cerca de 10 minutos, o que causou congestionamento até a Praia do Santinho.

Moradores e comerciantes reclamam da ausência de infraestrutura nos Ingleses. Há três semanas transborda uma água suja e com mau odor em frente a restaurantes na Rua Dom João Becker, onde foi realizado o protesto. Comerciante há 20 anos do local, Carlos Campregher, 49 anos, tem uma creperia em frente ao esgoto a céu aberto. A mulher dele, Clotildes Fernandes, 49 anos, diz que muitos turistas passam ali reclamando do cheiro ruim.

– Os turistas passam aqui com a mão tapando o nariz e comentando “aqui não volto mais” – disse.

O presidente da associação de bairro, Jorge Goerk, afirma que problemas assim estão em vários pontos do local. Próximo ali, um lago foi formado com água do esgoto. Na praia, valas cortam a faixa de areia e a sujeira escorre para o mar. O diretor da região metropolitana de Florianópolis da Casan, Pedro Roberto Abel, explicou que o esgoto que transborda na Rua Dom João Becker é em decorrência de ligações clandestinas:

– Eles ligam o esgoto a uma rede que não está operando. Em algum lugar vai extravasar.

O bairro tem rede de esgoto instalada, que atenderia 25% da região, mas que não opera. O diretor explica que não se chegou a um acordo sobre o destino do esgoto com a comunidade e as organizações ambientais .

– Não foi aceito que o efluente tratado fosse jogado no mar. Com o financiamento do governo japonês, iremos instalar outros 70% da rede na região. Até lá, queremos ter essa questão resolvida.

(JÚLIA ANTUNES LORENÇO, DC, 28/01/2011)