17 jan Era um muro, virou obra de arte
Paredão em curva na saída da Ilha de Santa Catarina foi trabalhado por nove grafiteiros da cidade e de São Paulo, e embelezou a região
Era só um velho muro. Mas a primeira visão de quem sai da Ilha de Santa Catarina, à direita, foi lentamente mudando de cor, na primeira semana de janeiro. Primeiro tudo apareceu branco, como se fosse uma obra pública. Mas nos dias seguintes, surgiram um mar, um peixe, dois pescadores. E ficou pronta uma imensa obra de arte, em variadas técnicas de grafite.
A obra é resultado do trabalho, criatividade e coragem de nove artistas. O grafiteiro da Costeira do Pirajubaé Gabriel Santos (San), 25 anos e na arte há seis, admitiu que o muro em curva, na saída da Ponte Colombo Salles, era há muito tempo o sonho coletivo dele e mais quatro artistas manezinhos: Thiago Furtado, João Vejam, Paulo Noia e Rodrigo Rizo. Mas, por ser da prefeitura e, em respeito à pintura existente, eles resistiram por alguns anos.
– Agora tomamos a iniciativa pelo estado do muro, já bem deteriorado. Pintamos por conta própria, chamando artistas locais e alguns de São Paulo que estavam pela Ilha.
Os paulistas que embarcaram na obra são conhecidos como Zion, Não, Rafael Highraff e Tim Tchais, que já mora em Florianópolis.
O secretário do Continente, Deglaber Goulart, relatou que foi surpreendido pela obra, pois a secretaria não foi consultada. Porém, declarou que reconhece o trabalho como obra de arte e que condiz com a cultura de Florianópolis. Logo, não pretende tomar nenhuma medida contra os artistas que pintaram o muro:
– Fui surpreendido, mas positivamente. Quando algum desses artistas quiser trabalhar em alguma outra área pública do continente, pode me procurar. Será bem recebido.
A condição é que sejam trabalhos artísticos e que retratem cultura e tradições. Mas ele recomenda que ninguém faça isso por conta própria. É preciso autorização.
Os artistas
Quem pintou o muro
– Zion – São Paulo
– Rafael Highraff – nasceu e mora em São Paulo, trabalha com grafite desde 1997 e tem trabalhos reconhecidos em todo o país
– Tim Tchais – natural de São Paulo, vive em Florianópolis
– João Vejam – Florianópolis
– Thiago Furtado (Valdi) – Florianópolis
– Paulo (Noia) – Florianópolis
– Gabriel Santos (San) – Florianópolis
– Rodrigo Rizo – Florianópolis
– Não – São Paulo
Quem autoriza
– Secretaria do Continente da Capital. Rua João Evangelista da Costa, nº 827. Telefone: (48) 3271-7900. E-mail: deglaber@pmf.sc.gov.br.
(DC, 17/01/2011)