24 jan Abastecimento de água nas regiões mais altas deve ser normalizado apenas nesta quarta
Entupimento na rede captação prejudicou vazão de água durante o final de semana.
As fortes chuvas, que atingem a região metropolitana da Grande Florianópolis, na semana passada, causaram problemas, também, no abastecimento de água. Um entupimento na rede de captação no Manancial de Pilões prejudicou o fornecimento do líquido para as cidades de São José e Florianópolis. Pelo menos oito comunidades sofrem com a falta de água. No bairro Kobrasol, em São José, um rompimento na rede de abastecimento deixou o bairro sem água durante toda a manhã desta segunda-feira.
As fortes chuvas na localidade de Santo Amaro da Imperatriz, onde está localizada a rede de captação, provocaram o entupimento da rede de captação e o sistema operou durante o final de semana com apenas 40% da capacidade. Funcionários da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) tiveram que esperar o nível da água baixar para fazer o reparo. As localidades mais altas de São José e Florianópolis enfrentam dificuldades: Pantanal, Córrego Grande, Saco dos Limões e as partes altas de Barreiros e Serrarias, só devem ter o abastecimento restabelecido na quarta-feira.
O superintedente do órgão na região, Carlos Alberto Coutinho, informa que a captação já opera normalmente. “Como tivemos o sistema trabalhando com vazão reduzida no domingo, o abastecimento nas regiões mais altas ainda está prejudicado”, explica Coutinho. Ele lembra que pelo fato de ter operado de forma deficiente, a normalidade do serviço pode levar alguns dias.
Coutinho frisou que no Bairro Kobrasol a interrupção no serviço para o reparo na rede não prejudicou os moradores. “Quem tem caixa d’água não teve maiores problemas, o abastecimento já é normal na região”, completa.
(Fábio Bispo, ND, 24/01/2011)