16 dez Lixo Zero é tema de palestra na Fecomércio, em Florianópolis
Evento é resultado de parceria entre Novociclo e SESC-SC
A Novociclo Ambiental realiza nesta quinta, 16, uma palestra educativa sobre o projeto Lixo Zero para os integrantes do Mesa Brasil SESC, um programa que redistribui alimentos excedentes que estão fora dos padrões de comercialização.
Leonardo Pauletti, sócio da Novociclo, e Alex Iabrude, ecólogo, vão explicar como as participantes – empresas que ajudam e instituições que recebem os donativos do Mesa Brasil – podem contribuir para a redução do volume de lixo enviado aos aterros sanitários.
“O projeto Lixo Zero começa com cada indivíduo. Somos nós que produzimos lixo ao misturar e sujar os materiais. A partir do momento que tomamos consciência de que a grande maioria de nossos descartes não são lixo e que podem ser reaproveitados, economizamos recursos e diminuímos o impacto sobre o planeta”, explica Pauletti.
A palestra, que é uma promoção da Novociclo Ambiental em parceria com o SESC-SC, será realizada às 18h, na sede da Fecomércio, na Rua Felipe Schmidt, 785, Centro.
Lixo Zero – O projeto Lixo Zero prevê que materiais geralmente descartados no lixo comum sejam reaproveitados por usinas e fábricas que os utilizam como matéria prima. A metodologia desenvolvida pela NovoCiclo, que presta serviços a empresas, condomínios e administrações municipais, inclui a criação e produção de móveis especiais com nichos exclusivos para cada tipo de material, para que o reaproveitamento seja feito de forma limpa e eficiente.
Espaço Recicle – Em março, a empresa lançou em parceria com a Prefeitura de Florianópolis o Espaço Recicle. A iniciativa, que já é reconhecida por especialistas internacionais, funciona no Parque de Coqueiros recebendo resíduos da população. Atualmente conta com a participação de 6 mil pessoas e encaminha para reaproveitamento mais de 15 toneladas de materiais por mês.
Parceria com o SESC-SC – Em outubro, a Novociclo e o SESC-SC firmaram uma parceria para implantar a metodologia Lixo Zero nas unidades da entidade com o objetivo de zerar a emissão de resíduos para o aterro sanitário, aproveitando ao máximo os materiais descartados. A parceria prevê também o apoio do SESC – SC a eventos de divulgação do programa Lixo Zero à população.
(Michele Araújo, Dialetto Comunicação, 15/12/2010)