Balsa será ancorada sob a ponte Hercílio Luz

Balsa será ancorada sob a ponte Hercílio Luz

Depois de quatro adiamentos, movimentação deve ser notada a partir de hoje embaixo da estrutura de ferro, em Florianópolis

Depois de quatro adiamentos, quem passar perto da Ponte Hercílio Luz vai, finalmente, poder notar uma movimentação diferente no local. As poitas (espécie de âncoras) de 20 toneladas cada uma devem ser jogadas hoje no fundo do mar para fixar a balsa maior, a Ilha 3, embaixo da estrutura de ferro.

A execução dos trabalhos depende das condições da corrente marítima e do vento estarem favoráveis.

As poitas vão ser carregadas pela Ilha 3 e devem ser lançadas com o auxílio do guindaste de 70 toneladas, instalado sobre a balsa. A embarcação abrigará, também, uma perfuratriz, que pesa entre 10 e 15 toneladas.

A balsa vai servir como sustentação provisória do vão central da Ponte Hercílio Luz e terá a função de escorar a estrutura enquanto a ponte será recuperada. Ainda não há data confirmada para o início da colocação das estacas metálicas, primeira fase da restauração do vão central.

Nas últimas semanas, os trabalhos no canteiro de obras ao lado da Ponte Pedro Ivo Campos foram acelerados. Além da conclusão das poitas e da instalação do guindaste, estava sendo feito o fortalecimento da carcaça da Ilha 3.

Prazo de conclusão da obra está em risco

O início da operacionalização das balsas já foi adiado quatro vezes devido à complexidade dos trabalhos.

A previsão era iniciar a operacionalização nos primeiros dias de outubro. Mas a demora na chegada de equipamentos de São Paulo e os reforços estruturais na Ilha 3 fizeram com que fosse dada nova data para a operacionalização: 27 de outubro. Depois, o prazo passou para 15 de novembro. A data foi adiada, então, pela quarta vez. Hoje, as balsas finalmente devem começar a operar. Com os adiamentos, a conclusão da restauração, marcado para 7 de junho de 2012, corre o risco de atrasar.

(MELISSA BULEGON, DC, 01/12/2010)