09 dez Adoção de praças e cidadania
Por Zena Becker, conselheira da FloripAmanhã
O desenvolvimento de uma cidade hoje e amanhã não é responsabilidade apenas do poder do Estado, mas sim de toda a sociedade. A partir desta premissa, o programa “Adote uma Praça” tem promovido a revitalização e manutenção de espaços públicos de Florianópolis através da união de esforços da iniciativa privada e Prefeitura, com a articulação da FloripAmanhã, criadora do programa, e participação também de outras associações representando a comunidade.
O “Adote uma Praça” está em vigor desde 2007. A FloripAmanhã faz a ponte entre as empresas interessadas e a FLORAM – Fundação Municipal do Meio Ambiente, que fica responsável pela fiscalização e execução do Termo de Adoção. Este modelo de parceria já revitalizou mais de 70 áreas públicas da cidade, como a Praça XV, Largo das Bandeiras, canteiros da Avenida Madre Benvenuta e a Praça Governador Celso Ramos, exemplo mais recente de sucesso desta iniciativa. No final de outubro, a Praça — adotada pela Woa Empreendimento Imobiliários com apoio da Associação dos Amigos da Praça Governador Celso Ramos (Amapraça) — foi devolvida à sociedade após um período de obras que incluíram desde drenagem, troca de piso, paisagismo completo até instalação de equipamentos como parque infantil e academia de ginástica.
Agora a Woa Empreendimentos Imobiliários anuncia a adoção da Praça do Rotary Clube, na Beira-mar Norte. Inclusive, toda a Beira-mar é foco de outra ação da FloripAmanhã e entidades parceiras como ACIF, CDL e o Curso de Arquitetura da UFSC, por meio do Fórum de Criatividade e Imagem da Cidade, que está desenvolvendo um projeto de revitalização e paisagismo que prevê a adoção de importantes espaços da Avenida, como a área do trapiche, do “Koxixo’s” e em frente ao Hotel Majestic.
Por promover o embelezamento e a integração de espaços público à vida das pessoas, o Adote o Praça é uma das partes mais visíveis do trabalho da FloripAmanhã. Ações de planejamento, articulação entre entidades e desenvolvimento de projetos muitas vezes passam despercebidos, mas recentemente obtivemos reconhecimento nacional com o primeiro lugar do projeto Floripa 2030 no Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, da Câmara de comércio Brasil-Alemanha.
Para o próximo ano, queremos evoluir ainda mais, com mais entusiasmo, mais parceiros, com cada pessoa fazendo – e bem – a sua parte.