Aprovado na Alesc projeto que institui medidas antipoluentes no transporte coletivo

Aprovado na Alesc projeto que institui medidas antipoluentes no transporte coletivo

De autoria do deputado Jean Kuhlmann (DEM), foi aprovado na sessão ordinária da última quinta-feira (08) o Projeto de Lei nº 213/2010, que institui medidas antipoluentes nos veículos de transporte coletivo que circulam no território catarinense.

Conforme a matéria, as empresas de transporte coletivo ficam obrigadas a adotar medidas eficazes contra a poluição provocada pelos veículos de transporte coletivo de que são proprietárias. O texto da nova lei prevê que, em caso de veículo coletivo de circulação urbana, o cano de descarga deverá ter sua saída pela parte superior do teto. Blocos e bombas injetoras do mecanismo de combustão dos motores dos respectivos veículos deverão também ser mantidos em perfeito estado de conservação, com manutenção periódica.
A fiscalização da adoção das medidas previstas nesta lei fica a cargo das prefeituras municipais no caso das empresas de circulação local, e nos demais casos à Secretaria de Estado da Infraestrutura. O prazo para adoção das medidas previstas será de um ano após a sua publicação.

(Alexandre José Back, Alesc, 09/12/2010)