Aeroporto: Chegada antecipada

Aeroporto: Chegada antecipada

Pousos fretados do Chile no Hercílio Luz tiveram que ter seus horários adiantados na madrugada
Os primeiros voos fretados vindos do Chile, e que pousarão no Hercílio Luz este mês, durante as madrugadas, receberam o sinal verde da administração do aeroporto da Capital. A Infraero conseguiu disponibilizar uma vaga do pátio, durante a janela de algumas horas, para receber os chilenos.

Isso porque o pedido para o uso de parte de uma pista secundária do aeroporto para o estacionamento de aeronaves ainda não recebeu uma resposta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A assessoria de imprensa da Anac afirma que não há previsão para que o parecer seja divulgado. A expectativa do superintendente do aeroporto, Filipe Barcellos, é para que uma resposta seja dada pelo órgão regulador nos próximos dias.

Atualmente, o Hercílio Luz tem todas as oito vagas para o pernoite de aeronaves ocupadas – é necessário que exista espaço no pátio para que novos pousos sejam feitos.

O gerente operacional da World Service, que representa sete companhias aéreas da Argentina, do Chile e do Uruguai, Alexandre da Silva, afirma que os horários previstos inicialmente tiveram que ser readequados.

– Os aviões terão que pousar em horários muito próximos, em sequência, para utilizar a vaga de uma aeronave cargueira que sai do aeroporto entre as 23h e as 4h – comenta.

Inicialmente, os turistas chilenos chegariam a Florianópolis entre as 2h15min e as 3h da madrugada.

O primeiro voo teve que ser adiantado em duas horas. Segundo Silva, o problema de dezembro está resolvido, mas a preocupação continua em relação ao período de janeiro a março, quando o fluxo de voos nas madrugadas será maior.

(ALESSANDRA OGEDA, DC, 05/12/2010)