15 nov Novo verão, velhos problemas
Editorial do Diário Catarinense (15/11/2010)
Mais uma temporada de verão está prestes a começar. E, com ela, Santa Catarina que já é sinônimo de férias, como comprova a conquista, por quatro vezes consecutivas, do prêmio de melhor Estado do país para fazer turismo, segundo os leitores da revista Viagem e Turismo deve receber um grande número de hóspedes, que nem sempre serão bem recebidos, visto que a estrutura é precária em muitas áreas e cidades.
Levantamento publicado ontem, neste diário, mostrou o que SC vai ter de bom e o que haverá de ruim à espera dos turistas de várias partes do mundo e do país que para cá virão nesta temporada de verão. A reportagem se concentrou nas cidades litorâneas, pois, como destinos preferidos dos visitantes, por terem mais atrativos a oferecer, também têm, na mesma proporção, os problemas de maior monta a afligir a quem a elas acorre.
No balanço do que foi feito ou está sendo realizado e do que continua sem solução, o placar não é muito animador. Problemas que já atormentam a população da maioria dos municípios do Litoral – como falta de saneamento e trânsito caótico – devem tornar-se ainda mais críticos e ganhar o acréscimo de muitos outros com a chegada de um enorme contingente de visitantes.
Como alento, fica a constatação, pelos problemas que foram ou estão sendo resolvidos, de que quando há empenho do Estado e dos municípios é, sim, possível melhorar a infraestrutura não só para os turistas e no Litoral, mas para toda a população e em todas as 293 cidades catarinenses.
Que a posse do novo governador, em janeiro, seja um marco para uma efetiva transformação de Santa Catarina no melhor destino turístico do país não só pela natureza privilegiada e pelo marketing, mas também por possuir uma estrutura compatível com esta beleza – para quem aqui vive e para quem vem nos visitar.