01 nov Memória pública coletiva
Ministério Público de Santa Catarina projeta centro cultural para reforçar o conceito e a evolução da instituição
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) prepara uma grande ação cultural. Trata-se do projeto Memória, uma proposta que, além de reunir os documentos que contam a história do MPSC em Santa Catarina, promete movimentar a vida cultural de Florianópolis. O espaço não pretende ser apenas um ponto de visitação, mas um centro promotor e difusor da cultura, que preserve o patrimônio histórico e cultural do cidadão.
O centro compreende, além do Memorial do MPSC, salas de exposições, local para palestras, debates e treinamentos, arquivo e exibição de filmes, biblioteca e hemeroteca (arquivo de jornais e outros periódicos). O complexo será erguido no Sapiens Parque, em Canasvieiras, em Florianópolis.
– Não é o resgate de coisas velhas, mas a reunião de documentos que refletem o conceito e a evolução da instituição. É um link entre o Ministério Público e a sociedade através da cultura – observa o coordenador do projeto, promotor Gustavo Viviani, diretor do Centro de Estudos e de Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), do Ministério Público.
O memorial está em fase de estruturação de seu acervo, com o apoio técnico de Gunter Axt. Historiador e gestor cultural, Axt contribuiu na concepção e execução de nove memoriais, com destaque para o do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e do Supremo Tribunal Federal (STF).
(DC, 30/10/2010)