22 nov Mais um verão na fila
Temporada está chegando e pouca coisa foi feita para tentar resolver o problema dos congestionamentos no Sul da Capital
A alta temporada nem chegou, mas os moradores e visitantes já enfrentam problemas de mobilidade no Sul da Ilha. O trânsito complicado da SC-405 e na Avenida Diomício Freiras, com filas quilométricas – como as registradas ontem, dia de jogo no Estádio da Ressacada – tende a piorar com a proximidade do verão. Os turistas enfrentarão congestionamentos por todos os lados.
A expectativa de terminar o elevado sobre o Trevo da Seta antes do Natal foi prorrogada para 15 de janeiro e a intercessão no Bairro Carianos, perto do Estádio da Ressacada, só começa ano que vem. O resultado provável: engarrafamentos em direção ao Aeroporto Hercílio Luz.
A licitação para a terceira pista da SC-405 também ficará para 2011. Rumo às praias, a fila continua. A Operação Verão da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e da Guarda Municipal é a única ação planejada para atenuar o problema.
O usuário de transporte público não foge à regra e vai perder boa parte do tempo no trânsito, com a falta de soluções como corredores exclusivos. A promessa é de mais horários de ônibus, de acordo com a demanda. Em fevereiro, haverá serviços de táxi em locais onde antes não existiam, como Campeche e Armação.
A concretização de projetos que trariam acessos alternativos ao Sul da Ilha, como o transporte marítimo e a obra de acesso ao novo terminal de passageiros (ainda não construído) do Aeroporto Hercílio Luz, ficou para os próximos anos. Veja na página ao lado os projetos que existem para resolver o problema e em que situação se encontra cada um.
(ROBERTA KREMER, DC, 22/11/2010)