Capital sedia maior evento de pesquisa para jogos da América Latina

Capital sedia maior evento de pesquisa para jogos da América Latina

Pela primeira vez, o Estado vai sediar o maior evento de pesquisa e desenvolvimento de jogos para videogame e computador da América Latina. Em sua nona edição, o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) começa hoje e vai até quarta-feira, na Capital. Deve reunir mais de mil profissionais, professores e estudantes brasileiros, além de representantes da indústria de jogos nacional e internacional.

Durante três dias, os participantes vão trocar conhecimento e se inteirar sobre as últimas tecnologias e os estudos mais recentes em torno do tema Games na Rede, a evolução dos jogos na internet. De acordo com o coordenador do evento e professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Rudimar Luís Scaranto Dazzi, a realização do simpósio em solo catarinense é resultado de uma batalha que já durava cinco anos.

– É uma conquista sediarmos o SBGames, o principal evento técnico-científico de games da América Latina, ainda mais por estarmos entre os três maiores estados desenvolvedores de jogos do país. Vamos ter aqui a nata da pesquisa na área do Brasil. Será a oportunidade para os participantes conhecerem o que há de mais avançado em tecnologia de ponta para games – ressalta Dazzi.

A programação reúne palestras, exposição, campeonato de game e atividades acadêmicas. Entre os palestrantes, grandes nomes nacionais e internacionais do setor. Destaque para a presença inédita de Jonathan Blow, game designer criador de Braid. O jogo é considerado sucesso absoluto de críticas e vencedor de diversos prêmios. O encontro com o programador internacional será na quarta-feira, a partir das 11h30min.

O coordenador do evento ressalta a participação de dois outros nomes mundialmente consagrados: Don Marinelli, às 11h50min de hoje, e Scot Osterweil, amanhã, às 11h30min.

O SBGames também recebe uma missão francesa, composta por 12 representantes de indústrias, laboratórios e universidades. O grupo, que está no Brasil para o 1º Encontro Franco-Brasileiro sobre Videogames, quer conhecer empresas brasileiras para buscar parcerias e projetos. As palestras sobre a indústria e as instituições da França ocorrem amanhã e quarta-feira, sempre às 9h.

(MELISSA BULEGON, DC, 08/11/2010)