14 out Previsão da Secretaria de Obras é entregar elevado do Trevo da Seta até 15 de dezembro
As cinco casas desapropriadas na região onde está sendo construído o elevado sobre o Trevo da Seta, no Bairro Costeira, no Sul da Ilha de Santa Catarina, começaram a ser demolidas no início desta semana. A intenção da Secretaria de Obras de Florianópolis é concluir o viaduto até 15 de dezembro.
Apenas um dos imóveis ainda está ocupado. Segundo o secretário municipal de Obras, Luiz Américo Medeiros, o motivo é que a família espera a conclusão da nova casa onde irá morar para fazer a mudança. O acordo estabelecido prevê que eles devem sair até o final do mês.
De acordo com o secretário, a estrutura do elevado está pronta e mais da metade da obra foi concluída. Paralelamente às demolições estão sendo executados os encaixes das alças do viaduto às pistas de rolagem. Em seguida, terá início a construção de terraplenagem e os acessos ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz e à rodovia SC-405.
O elevado vai contar com duas rampas de acesso. A estrutura terá 145 metros de extensão e 18,6 metros de largura, com duas faixas de rolamento em cada sentido, e capacidade de receber um fluxo de até 30 mil veículos. A obra tem valor total de R$ 16 milhões. O projeto é apontado como uma das principais soluções para o problema de engarrafamento na Via Expressa Sul.
Ao contrário da obra do viaduto, a ampliação da terceira pista da SC-405 está parada e não há previsão exata de retomada.
De acordo com o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), o impasse na Justiça envolve a desapropriação de cerca de 50 casas. Há falta de documentação ou desacordo de valores. A previsão é retomar os trabalhos até o fim do ano.
(DC, 14/10/2010)