Movimentos populares se mobilizam contra estaleiro em Biguaçu

Movimentos populares se mobilizam contra estaleiro em Biguaçu

O movimento em defesa das baías em Florianópolis (Santa Catarina) realizou ato público na Praia de Jurerê Internacional, na manhã do último sábado (9), contra a instalação do estaleiro da OSX, do grupo do empresário Eike Batista, em Biguaçu. Participaram do ato ambientalistas, lideranças comunitárias da região, pescadores, estudantes e outros segmentos.

Foram realizados protestos no mar, com a presença de embarcações de pescadores de Biguaçu e Governador Celso Ramos. Em terra, foram feitas apresentações culturais e depoimentos das lideranças de associações, ONGs, artistas, profissionais e intelectuais que manifestaram suas preocupações com os impactos econômicos, sociais, culturais e ambientais do empreendimento do empresário Eike Batista.

Manifestantes são contrários a estaleiro em região que inclui uma reserva biológica, uma reserva ecológica e uma área de proteção ambiental

Turistas e moradores do balneário aderiram ao abaixo-assinado que será entregue ao Ministério Público, aos órgãos licenciadores e parlamentares. Um dos organizadores do ato, João Manoel do Nascimento, da Associação de Moradores da Daniela, avalia que o grupo de resistência é muito heterogêneo e que o movimento cresce à medida que as pessoas são informadas. “É um momento histórico, porque reúne diferentes classes sociais, profissões, em prol de uma bandeira que é a cara do nosso século, que é a defesa do meio ambiente”.

Joel Guimarães, engenheiro naval aposentado, presidiu várias indústrias de estaleiros e se diz apaixonado pela indústria naval. “Não consigo atinar quais são os interesses para escolher este local, sendo que tem duas excelentes alternativas como Itajaí e Imbituba, que inclusive já estão impactadas. Mas decidiram construir aqui a ferro e fogo, com demissões de profissionais competentes e um jogo pesado das grandes finanças, sem avaliar a quantidade de empregos que irá destruir na região, além das belezas naturais que mantêm vivo o turismo”, avalia.

Leia aqui os depoimentos sobre o estaleiro da OSX em Biguaçu, colhidos no ato de sábado (9).

(Por Vera Gasparetto, Porto Gente, 12/10/2010)