18 out Governador confirma medidas para incremento do turismo de Santa Catarina
A apresentação do Plano Catarina 2020 e o potencial das 10 regiões turísticas do estado são algumas das novidades que Santa Catarina apresenta durante a Feira das Américas e o Congresso da Abav que começam nesta quarta-feira (20/10), no Riocentro. Ao comentar sobre as prioridades nas ações estratégicas, o governador de Santa Catarina, Leonel Pavan falou com exclusividade para o MERCADO & EVENTOS sobre a importância destas ações e seu impacto no desenvolvimento turístico do estado.
” O Plano Catarina 2020 tem um grande significado para o turismo do Estado de Santa Catarina. É uma iniciativa inovadora no nosso turismo, que sempre atuou de forma dinâmica e profissional e agora imprime também a característica técnica. Hoje qualquer destino que pretenda ser competitivo tem que utilizar o marketing como estratégia e não apenas como tática. Essas ações quando implantadas, vão permitir que o Estado posicione-se de forma mais adequada no mercado nacional e internacional, figurando entre os líderes do turismo e permitindo que cada região tenha o espaço que lhe cabe na construção do futuro, garantindo geração de renda, emprego e, principalmente a sustentabilidade da atividade turística catarinense”.
Segundo o governador, a sustentabilidade do turismo só pode ser alcançada se a atividade tiver uma estratégia de longo prazo e que tenha coerência entre o “dito e o feito”. Quanto as oportunidades geradas para o Estado com mega eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo lembra que o estado pode se beneficiar. “Em relação à Copa no Mundo, a nossa localização estratégica, entre duas sedes, nos torna o destino natural para todas as atividades que não tem que obrigatoriamente ser realizadas nas sedes”, explica.
Garante que a imagem do Estado o qualifica para sediar sede não apenas de Fan Fests mas eventos paralelos e que acorram durante todo o ano e, principalmente, gerem fluxo após a realização do evento, para que os benefícios sejam duradouros. “Nossa secretaria é responsável pelo turismo, mas também pela cultura e pelo esporte e estamos combinando estas três áreas para preparar atividades que tornem o produto Brasil mais atrativo para todos os visitantes, seja para os jogos de futebol, seja por seu interesse pelo Brasil como um todo. Estamos gestionando também para que o sorteio das chaves da Copa do Mundo , possa ser em Santa Catarina, um ano antes do evento”.
Quanto às Olimpíadas, lembra que o evento pela diversidade de modalidades esportivas beneficia o estado de Santa Catarina. “Por isto, a mensagem proposta é: Santa Catarina: o destino de turismo ativo do Brasil. E agora com a diretora de promoção da Rio 2016 sendo também uma catarinense, temos que trabalhar com a área de esportes para gerar excelência nas modalidades esportivas em que o nosso Estado tem capacidade de liderança.Queremos trabalhar o turismo com qualidade de modo a atrair novos investimentos e aproveitando nosso modelo regionalizado que é um diferencial em todo o país”.
Destaca ainda os recursos do Prodetur Nacional que a seu ver vão melhorar a infraestrutura turística do estado. “Se os recursos saírem poderão auxiliar muito na infra estrutura, principalmente em saneamento básico, sinalização, acessos rodoviários entre outros. O trade turístico e os governos do Sul devem continuar pressionando para que nossa região também seja beneficiada”. Entre os setores que devem receber maior atenção está o acesso aéreo e o turismo de negócios. “O turismo de eventos e negócios e um segmento prioritário do Plano Catarina. Por isso, também iniciaremos ainda esse ano a construção do maior Centro de Eventos e Promoções do Sul do país, servindo todo o estado e que ficará estrategicamente localizado ás margens da BR-101, em Balneário Camboriú. O investimento será de R$ 110 milhões , em três etapas”, sinaliza.
Sobre o setor aéreo confirma a necessidade da capital catarinense ganhar um novo terminal de pasasageiros. “Temos que construir o novo aeroporto de Florianópolis de forma urgente. Somos um destino conhecido nacional e internacionalmente e precisamos reforçar a nossa infra-estrutura, vital nosso desenvolvimento turístico. Já estamos atuando em parceria com o governo federal e a prefeitura da Capital para ampliação e modernização do aeroporto, inclusive com melhorias no acesso. Quanto à aviação regional, com certeza, está avançando cada vez mais e poderá ser um diferencial para o futuro do turismo. Estamos investindo também na ampliação e modernização de todos os aeroportos de regionais do estado, já que o nosso turismo tem essa característica regionalizada”, destaca ele.
Em relação à próxima temporada de verão diz que as expectativas são as melhores possíveis. “A expectativa é a melhor possível, esperamos um incremento em 10% no número de turistas em relação ao ano passado. Inúmeras ações estão sendo realizadas no mercados sul americano, principalmente na Argentina, Buenos Aires, Rosário e Córdoba. São capacitações, road shows, participação em eventos, teremos uma ótima participação na FIT de Buenos Aires. Quanto aos vôos charters, também temos a previsão de incremento de 10%, se a infra estrutura aeroportuária der condições. Esperamos mais de 600 operações que já começaram e deverão ir até abril de 2011” , confirma ele.
(Por Luiz Marcos Fernandes, Mercado e Eventos, 18/10/2010)