Florianópolis sedia 7ª Conferência Internacional Lixo Zero

Florianópolis sedia 7ª Conferência Internacional Lixo Zero

Estão abertas as inscrições para a 7ª Conferência Internacional Lixo Zero, programada para os dias 27, 28 e 29 de outubro, no Centro Multiuso Hotel SESC Cacupé, Florianópolis. O evento — já realizado em diversos países — reúne os maiores especialistas em gestão lixo zero dos cinco continentes. A pauta abrange as novas perspectivas para o lixo zero e a sustentabilidade no contexto da crise financeira, segurança química e clima.

O público-alvo da 7ª Zero Waste International Conference and Dialogue é formado por gestores públicos e representates da sociedade civil organizada, além de estudantes, pesquisadores e profissionais da área de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharias, biologia, sociologia, meio ambiente e pedagogos.

A realização é da Zero Waste Alliance e Novo Ciclo com organização da Siga Promo Marketing Promocional. O evento conta com apoio da FloripAmanhã, CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Icom (Instituto Comunitário Grande Florianópolis), UFSC, Nosso Lixo e Colégio Catarinense.

“Soluções Lixo Zero no Contexto Clima, Crise Financeira e Segurança Química”

O tema da Conferência serve para ilustrar o enorme potencial dos resíduos na solução de problemas, por meio de medidas cuidadosas, apresentadas em plenário, com divisão de competências. Da mesma forma, a conferência está dividida em três tópicos de discussão:

• Lixo Zero: como diminuição e medida de adaptação;

• Lixo Zero: como ferramenta para a segurança química;

• Lixo Zero: como trabalho e solução de subsistência.

Além disso, a discussão vai abordar os obstáculos para alcançar o desperdício zero, o encerramento das lixeiras, dos depósitos de lixo e aterros sanitários, a responsabilidade do produtor estendida ao modelo ecológico com práticas de gestão de resíduos sólidos, entre outros.

OBJETIVO

O objetivo da conferância é debater a sustentabilidade e apresentar políticas e projetos, bem como ações e cases que deram certo no cenário nacional e internacional. Além da presença de especialistas nacionais e internacionais, o debate será aberto à participação de lideranças locais, para que os bons exemplos aplicados regionalmente possam ser multiplicados para realidades semelhantes.

A plateia será composta de representantes do setor privado, de centros acadêmicos, de ONGs e governos estaduais e municipais.

OBJETIVOS TÉCNICOS

Apresentar, avaliar e discutir as melhores práticas desenvolvidas e implementadas pelos projetos de bairros, cidades, empresas, eventos lixo zero.

Mobilizar o poder público municipal para avaliação de novas soluções e tecnologias para destinação de resíduos sólidos urbanos, contribuindo para a redução dos impactos sociais e ambientais do atual gerenciamento do lixo urbano.

Envolver no processo de diálogo e engajamento todas as partes interessadas: o poder público, a indústria, o cidadão, a sociedade, as comunidades, entre outras, para debater as prioridades socioambientais de um novo modelo.

RESULTADOS ESPERADOS

• Avaliação e discussão da evolução dos projetos Lixo Zero no mundo.

• Discussão dos projetos bem-sucedidos de Lixo Zero em segmentos específicos, geradores de grande volume de resíduos sólidos.

• Avaliação da viabilidade técnica e financeira de novas tecnologias implementadas em diferentes países e culturas.

• Discussão sobre as barreiras socioculturais para a expansão da conscientização ambiental na separação e destinação dos resíduos orgânicos e inorgânicos.

• Análise do marco regulatório e da política nacional sobre o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos.

• Discussão das alternativas de planejamento e desenvolvimento de comunidades Lixo Zero.

Mais informações pelo telefone (48) 8829 7928 e www.novociclo.com.br