Sambaqui rejeita estaleiro na Baía Norte de Florianópolis

Sambaqui rejeita estaleiro na Baía Norte de Florianópolis

Do blog Sambaqui na Rede 2, do jornalista Celso Martins (18/09/2010)

Depois da Daniela e de Jurerê Internacional, foi a vez de Sambaqui dizer não ao Estaleiro OSX na Baía Norte de Florianópolis. O ato iniciado às 16 horas na praia das Flores foi marcado pela instalação de bandeiras pretas em protesto contra o empreendimento, discursos de lideres comunitários e apresentação do Boi de Mamão e do Pau-de-Fita de Sambaqui.

Apesar do forte vento, dezenas de pessoas se reuniram para condenar o estaleiro que pode causar danos irreversíveis à pesca, à maricultura e ao turismo, afetando as bases sócio-econômicas e culturais das comunidades no entorno das baías de Florianópolis. A iniciativa da Associação de Moradores de Sambaqui (ABS) teve o apoio do Movimento em Defesa das Baías de Florianópolis.

Apenas um vereador, Ricardo Camargo Vieira, prestigou o evento. O próximo passo será a realização de uma manifestação no Centro de Florianópolis, antes das eleições, visando incluir o tema no debate eleitoral – até o momento o empreendimento não foi discutido por nenhum candidato, partido ou coligação. (C. M.)

Protesto

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 20/09/2010)

Moradores do Norte da Ilha participaram do ato público contra o estaleiro e em defesa das baías de Florianópolis no sábado, em Sambaqui, organizado pela Associação de Bairro de Sambaqui e Movimento em Defesa das Baías de Florianópolis. O protesto incluiu manifestações culturais, como nosso tradicional boi-de-mamão.