08 set Feriado com gosto de temporada
O Dia da Independência foi de hotéis movimentados nas principais regiões turísticas do Estado. No Litoral, ocupação deixou o trade com boas expectativas para os meses de verão
Tudo ajudou. O sol, o calendário, uma ligeira queda na temperatura, a Parada Gay e até os bons índices da economia brasileira favoreceram o trade turístico no feriado do Dia da Independência em SC.
Os primeiros biquínis da pré-temporada desfilaram no Litoral Catarinense até ontem, enquanto, na Serra, as famílias aproveitaram os últimos dias de temperaturas baixas.
Ao contrário dos anos anteriores, o 7 de Setembro de 2010 caiu numa terça-feira, o que estendeu o prazo de folga para a maioria dos trabalhadores. Em 2009, foi numa segunda-feira e, em 2008, no domingo.
Quem mora em Curitiba ou Blumenau conseguiu aproveitar ainda mais. Hoje é aniversário da capital paranaense, e o de Blumenau foi em 2 de setembro, fatores que contribuíram para ampliar o feriado dos turistas que moram nessas cidades.
Em Florianópolis, a ocupação dos hotéis foi de 68,5%, em média, um aumento de 36,5% em relação ao mesmo feriado no ano passado, segundo o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Florianópolis, Tarcísio Schmitt.
Na Capital, hotel do Centro encheu mais
O presidente da Federação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de SC, Estanislau Bresolin, ficou surpreso com a lotação dos leitos. Favorecidos pela realização da Parada Gay no domingo, que reuniu 110 mil pessoas, os hotéis da região central tiveram ocupação melhor (75%) do que nas praias (58%). O ganho do poder de compra do brasileiro fez crescer a disposição para viajar.
– Foi melhor do que eu esperava. Atingir um patamar de quase 60% nas praias é excelente para essa época, que geralmente tem movimento baixo – diz Bresolin.
Em Balneário Camboriú, o sol e o calor favoreceram a aparição de moças de biquíni circulando pela Avenida Atlântica, da Praia Central. A ocupação hoteleira superou os 80%, como era a expectativa da presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú, Karina Peters.
Com o bom resultado do primeiro feriadão “com ares de primavera”, Karina espera uma ótima temporada 2010-2011, com alta de 10% em relação ao ano anterior. Outro bom indicador para a próxima temporada é o calendário: o Carnaval será somente em março de 2011.
– O que atrapalha é o dólar baixo, que facilita as viagens ao exterior – reclama Karina.
A queda média de 5º C na temperatura no final de semana aqueceu o movimento na Serra. O responsável pelo setor de reservas do Hotel Fazenda do Boqueirão, Éber Maciel Soares, afirma que o estabelecimento lotou nos dias do feriado. Estava tudo reservado 10 dias antes do feriado, o que representa 105 hóspedes nos 31 apartamentos.
– Até outubro é bem fácil para lotar no feriado, ainda estamos em alta temporada – comemora.
Na Rota da Amizade, região Oeste do Estado, onde ficam cidades de águas termais, houve aumento de 30% na ocupação em relação ao ano passado, segundo Bresolin.
O presidente do Convention & Visitors Bureau da Roda da Amizade, Wilson de Macedo, observou ocupação quase total no feriado. Os números ainda não estão oficialmente fechados, mas Macedo confia num bom resultado, especialmente nas cidades de Treze Tílias, Piratuba e Fraiburgo.
Outra razão para otimismo são as reservas para o final do ano. Macedo diz que 50% de pacotes para Natal e Ano-Novo estão vendidos. Em 2009, somente 25% estavam reservados a essa altura do ano.
Números
68,5% – Foi a ocupação média na hotelaria da Capital.
75% – Foi a ocupação dos estabelecimentos do Centro de Florianópolis.
58% – Foi a taxa de ocupação nos hotéis das praias da Ilha.
80% – Foi a ocupação dos hotéis em Balneário Camboriú.
100% – Foi a ocupação estimada nos hotéis na Serra Catarinense.
(Por ALÍCIA ALÃO, DC, 08/09/2010)