Celesc testa nova rede subterrânea em Florianópolis

Celesc testa nova rede subterrânea em Florianópolis

Objetivo foi avaliar integridade de cabos e sistema de instalação antes de energizar circuito

A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) fez nesta quarta-feira um teste definitivo na nova rede subterrânea que passará pela avenida Beira-mar Norte, em Florianópolis. O sistema, que entra em operação até o final de outubro, deve gerar 30% a mais de energia elétrica para a Ilha de Santa Catarina.

O teste feito nesta tarde foi para verificar se havia alguma falha na rede. Um transformador móvel foi montado e gerou 70% a mais da capacidade dos cabos. A Celesc analisou a integridade do cabo, do sistema de instalação e assessórios para garantir que não haja problemas na hora da energização do circuito.

A subestação da Agronômica ficou pronta depois de quase dois anos de obras. Os cabos que transmitem a energia estão instalados, e são 30 quilômetros de linhas de transmissão. Os disjuntores que ajudam na proteção da rede vieram da Alemanha e custaram R$ 6 milhões.

O fornecimento de energia da linha elétrica deve atender a uma parte da região Central e os bairros Agronômica e Trindade, diz o engenheiro da Celesc, Otávio Wilbert.

(Diário.com.br, 29/09/2010)