30 set Arte em torno do mangue
Mostra Pneumatóforos propõe, por meio de instalações, a reflexão sobre o ato de respirar em um mundo sufocado
Estabelecer um diálogo entre arte, tecnologia e meio ambiente, estimular os visitantes a uma percepção sensorial do mangue e simular funções do manguezal do bairro Ratones, em Florianópolis. Estas são algumas questões da exposição Pneumatóforos composta por quatro instalações – três individuais e uma coletiva. A mostra abre hoje, às 19h, na Fundação Cultural Badesc.
Pneumatóforos são ramificações das raizes de árvores que crescem em terrenos alagadiços, lançando esporões verticais, que se expõem no ar, para absorver o oxigênio, ajudando a sedimentar o terreno e efetuando troca gasosa entre a árvore e o meio. As instalações criam uma ambientação, que apesar de ser construída artificialmente, simula a respiração que no mangue é realizada pelos pneumatóforos.
A instalação multimídia interativa Mar Memorial Dinâmico – Surroundings, de Yara Guasque, estabelece realidades alternadas que consistem num mapa do manguezal de Ratones ocupado por letras adesivadas e projeções de imagens da área do manguezal no espaço físico da exposição, com interação dos visitantes.
A artista Cristina Oliveira apresenta a instalação Vagalume Eletroluminescente, que consiste em um ambiente que simula os insetos com luzes e sons onomatopeicos imitando os da natureza. Eles foram compostos por meio de teclados sintetizadores analógicos e digitais, que serão reproduzidos no ambiente.
A instalação interativa Pneumayana, de Edgar Colares Carneiro, é composta da projeção de imagens aleatórias do mangue integradas ao som da ritmada respiração humana e da presença da água corrente em loopping. A intenção é propor a reflexão sobre o ato de respirar como ação fundamental necessária à vida em relação ao meio natural ameaçado.
A obra coletiva Ciberestuário Manguezais, de Yara Guasque e do grupo GpTaipi, tem a participação de 23 artistas. Nas saídas ao mangue, os realizadores coletaram material audiovisual que está disponível na plataforma virtual www.ciberestuariomanguezais.ning.com.
Tanto na internet, quanto na exposição na Fundação Badesc, os visitantes podem postar narrativas pessoais, fotos e vídeos de sua autoria sobre o mangue.
Agende-se
O quê: exposição coletiva Pneumatóforos
Onde: Fundação Cultural Badesc
(Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis)
Abertura: hoje, às 18h30min e conversa com os artistas às 19h
Visitação: até 12 de novembro, de segunda a sexta, das 12 às 19h
Quanto: gratuito
(DC, 30/09/2010)