06 jul União em favor do estaleiro
Da coluna Informe Econômico, por Estela Benetti (DC, 06/07/2010)
A audiência realizada ontem na Assembleia Legislativa confirmou a união de lideranças políticas e empresariais catarinenses em favor de ações para viabilizar a instalação do estaleiro da OSX em Biguaçu, que deverá ser o maior investimento privado do Estado: R$ 2,5 bilhões. Sob a coordenação do deputado Edson Andrino, líder da frente parlamentar em defesa do projeto, todos defenderam a iniciativa com argumentos diversos. O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, que não é candidato na próxima eleição, assumiu a coordenação do trabalho junto ao governo federal e vai liderar a comitiva catarinense que participará da audiência, amanhã, em Brasília, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
O compromisso da missão catarinense com a ministra Izabella é garantir a retomada das discussões técnicas sobre as questões ambientais, para as quais o diretor de Sustentabilidade do grupo EBX, Paulo Monteiro, diz ter soluções. A senadora Ideli Salvatti afirmou que o investimento e a instalação de uma unidade de produção da Petrobras em Itajaí colocam o Estado entre os que vão ganhar com o promissor setor petrolífero brasileiro.
Uma solução à Baía Norte
O maior esforço técnico para viabilizar o projeto em Santa Catarina está sendo feito pela Fundação Certi, com apoio da OSX. A instituição ouviu os maiores especialistas do mundo na proteção de golfinhos e vai promover um workshop técnico para profissonais do ICMBio e Ibama nacional e estadual, Fatma, Ministério Público Federal e Estadual, segunda e terça-feira da próxima semana. Segundo o diretor executivo da Fundação, José Eduardo Fiates, especialistas nacionais e do exterior, incluindo Thomas Jeferson, que pesquisa há 15 anos a baía de Hong Kong, e um pesquisador do Canadá (por teleconferência), vão participar do evento. Conforme Paulo Monteiro, a OSX já está investindo no monitoramento ambiental da Baía Norte e vai desenvolver um projeto de preservação de longo prazo para proteger os golfinhos e conter a degradação que acontece na região.
Risco ao Estado
Se o estaleiro não foi implantado em Biguaçu por questões ambientais, outros empreendedores nem vão tentar vir para Santa Catarina no futuro temendo o mesmo obstáculo. Quem alertou para este risco foi o deputado estadual César Souza Junior. O deputado Paulo Vignatti defendeu o projeto para ampliar a produção e as exportações do Estado nesta área específica de tecnologia naval. E o presidente da Facisc, Alaor Tissot, disse que há uma minoria na área ambiental que não deixa as coisas acontecerem na economia e isso precisa mudar.