Saúde masculina é foco de campanha

Saúde masculina é foco de campanha

Objetivo é passar orientação sobre disfunção erétil, andropausa e próstata

Se você é um cavalheiro, deve ter dado uma flor ou feito um “agradinho” para as mulheres da sua vida em 8 de março. O Dia da Mulher todo mundo conhece, mas o que poucos sabem é que amanhã é o Dia do Homem. Como as flores não são o presente mais requisitado por eles, que tal aproveitar a oportunidade para se presentear com um check-up na sua saúde?

De amanhã até domingo, o Movimento pela Saúde Masculina estará em Florianópolis. A ideia da campanha, que já passou por 13 cidades, é dar orientação médica gratuita à população masculina e reforçar a importância da prevenção.

As consultas e exames são realizados numa carreta adaptada, que mais parece um mini-hospital. O atendimento é feito por enfermeiros e médicos. São três os focos: disfunção erétil, andropausa e doenças relacionadas à próstata. A importância da prevenção fica evidente quando analisados os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo o qual os homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres por falta de cuidados com a saúde.

A disfunção erétil, por exemplo, assunto ainda pouco esclarecido entre os homens, também pode ser sintoma de outras doenças.

– Cerca de 50% da população masculina apresenta algum grau de disfunção erétil. Os 10% que procuram ajuda médica, em geral, demoram até três anos para chegar ao consultório – avalia o doutor Wilson Francisco S. Busato Jr, Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia em SC.

Ação para os homens
– Quando: de amanhã a domingo, das 9h às 17h. Serão distribuídas 200 senhas
– Onde: estacionamento do Angeloni Capoeiras (Av. Ivo Silveira, 2445)
– Informações:
www.sbu.org.br/movimento
AS DOENÇAS NA MIRA
DISFUNÇÃO ERÉTIL
– O que é: incapacidade em obter ou manter uma ereção satisfatória para uma relação sexual. Popularmente, o problema é conhecido pelo nome de “impotência”.
– Quem são os mais afetados: a diminuição da função erétil se dá com o envelhecimento e pode começar a partir dos 40 anos. Cerca de 60% dos homens acima de 60 anos apresentam algum grau de dificuldade de ereção, que vai piorando com o passar dos anos.
ANDROPAUSA
– O que é: a queda do hormônio sexual do homem, a testosterona. Provoca diminuição da libido, alteração do desempenho e da frequência sexual, cansaço físico e mental, irritabilidade, perda de massa muscular, aumento de gordura da região abdominal, perda de pelos, alteração da textura da pele e osteoporose.
– Quem são os mais afetados: a andropausa afeta de 10% a 30% dos homens acima de 60 anos.
DOENÇAS DA PRÓSTATA
– O que é: a próstata é uma glândula masculina relacionado ao ato de urinar e à ejaculação. A Hiperplasia Benigna da Próstata, o “inchaço da próstata”, e o câncer, são as doenças mais comuns e costumam aparecer a partir dos 50 anos.
– Quem são os mais afetados: é o câncer mais frequente do homem, representando mais de 40% dos tumores em homens com mais de 50 anos. No Brasil, estima-se mais de 50 mil novos para este ano. A recomendação é que os homens com mais de 40 anos com história familiar de câncer de próstata, e acima de 45 anos, mesmo sem história familiar, façam os exames de sangue e de toque retal.

(DC, 14/07/2010)