05 jul Mudar hábitos para economizar água
XIXI NO BANHO: Ela faz, e você?
Recomendação de Gisele Bündchen esquenta discussão sobre novos hábitos
Depois que a ubermodel Gisele Bündchen recomendou, em seu site oficial, que as pessoas façam xixi no banho para economizar água, repercussões sobre a declaração da top e sobre adotar ou não a medida ecológica pipocaram pelo mundo.
Na internet, o assunto ultrapassou os tópicos e virou comunidade nos sites de relacionamento. Nos blogs e redes sociais, a campanha recebeu milhares de comentários. Polêmicas à parte, a declaração da bela retomou a discussão sobre a água que mandamos embora assim que acionamos a válvula da descarga.
No ano passado, a SOS Mata Atlântica iniciou uma campanha sobre o assunto. A ONG estimou que cada um faz xixi cinco vezes por dia, em média, e considerou as descargas que consomem 12 litros. O engenheiro de produto Fabiano da Veiga lembra que as descargas fabricadas depois de 2002 têm que atender a legislação brasileira que determina um gasto de 6,8 litros de água.
Com os dados na mão, SOS Mata Atlântica lançou um site estimulando as pessoas a fazerem xixi no banho para reduzir o número de descargas dadas. Com uma linguagem leve e bem humorada, a proposta do www.xixinobanho.org.br teve tanta adesão que surpreendeu até a coordenadora da rede das águas do SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro.
– Se uma pessoa diminuir uma descarga por dia, estará contribuindo para que outras pessoas tenham acesso à água tratada. Por enquanto, apuramos que 73% das pessoas fazem xixi no banho, mas o número deve aumentar porque todos estão mais conscientes.
Malu aponta que a água desperdiçada no banheiro é a vilã no consumo. De acordo com os levantamentos da SOS Mata Atlântica, uma pessoa consome, em média, 360 litros de água por dia. Deste valor, 80% é usado na pia, chuveiro e vaso sanitário.
– Essa água que vai embora é tratada e cara – afirma.
Crescimento populacional é alerta para novos hábitos
Aqueles que pensam que fazer xixi no banho é nojento, devem ficar atentos ao alerta do vice-presidente da ONG Floripamanhã, Otávio Ferreira Filho.
Ele afirma, com base em uma pesquisa feita em conjunto com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e finalizada em dezembro do ano passado, que a população de Florianópolis deve ultrapassar 1,5 milhão de pessoas até 2028, mas que os recursos hídricos disponíveis hoje, Lagoa do Peri, Cubatão e Aquífero dos Ingleses, serão insuficientes para atender ao consumo maior que será gerado.
– Antes de descobrirmos novas fontes de água, precisamos mudar os hábitos – alerta o vice-presidente da ONG Floripamanhã.
Dicas da bela
Outras recomendações da top sobre como economizar água:
– Reduza o tempo do seu banho
– Não deixe as torneiras pingando
– Selecione os modos de menor consumo de água quando for usar eletrodomésticos
– Regue as plantas à noite
– Faça a limpeza da caixa de água a cada seis meses
– Use torneiras econômicas
– Quando estiver em hotel, economize no uso das toalhas e lençóis
– Não use jatos de água para lavar carros e calçadas. Use os baldes
Confira a íntegra das dicas no site www.giselebundchen.com.br
A matemática da economia
– Uma pessoa, adulta e saudável, faz xixi cinco vezes por dia, em média. Se fizesse no banho, pelo menos, uma vez por dia, economizaria uma descarga e reduziria o consumo de 12 litros de água por dia. Em um ano, a economia chega a mais de 4 mil litros de água
– Seguindo o mesmo cálculo, se uma família de cinco pessoas adotar o hábito, a economia de água tratada será de 60 litros por dia. Durante um ano, quase 22 mil litros deixarão de ir embora pelo vaso sanitário
– Se a família de cinco pessoas fizer xixi no banho durante um mês, será possível garantir o consumo diário de 79 pessoas somente com a economia de água
– Reduzir uma descarga por dia pode até parecer pouco, mas, se todos aderirem, em pouco tempo, a economia de água será visível.
– Gastar menos água significa degradar menos o planeta, preservar os recursos naturais e dar a possibilidade para que a água que seria desperdiçada seja aplicada na agricultura, pecuária e consumo humano
Opinião do internauta
Fazer xixi sob o chuveiro é regra. Não fazer deve ser exceção, daí a novidade na campanha por novos hábitos sustentáveis. É que reaproveitar a água do banho nunca esteve na imaginação de quem considerava o chuveiro um grande avanço nos hábitos higiênicos, justamente por permitir menor contato com a sujeira, tão mais presente nos molhos e imersões das banheiras medievais. O chuveiro nos equiparou aos indiozinhos que se deliciam nas cascatas e águas correntes várias vezes por dia. Então, por que agora, numa terceira fase, nos proíbem de contaminar com ureia a água já usada? Haja campanha da Gisele para mudar esse costume!
José Silveira, Brasília (DF)
A água quentinha deve mexer com a nossa bexiga, sai naturalmente. É bem melhor, pois vem a higiene logo em seguida, não tem que usar aquele papel indesejável e ainda economizo água.
Soraia Guedes, Laguna
Seria uma atitude ecológica, inteligente e de grande impacto ecológico se tomássemos, pelo menos, uns 30 banhos ao dia. Penso que deixar de puxar a descarga não vá causar um impacto tão grande no planeta. E o odor no banheiro não é nada agradável.
Dilma Pereira Duarte, Florianópolis
Agora que a Gisele descobriu isso? Agora, quem nunca fez isso? E o que tem de mal em fazer xixi na hora que se está tomando banho?
Neldon Bergmann, Luis Alves
Não existe mal algum. Além da natureza agradecer, o bolso fica mais cheio.
Henrique Podstolak Jr, Florianópolis
Nada contra quem faz xixi no banho, mas o problema é que se você faz todos os dias, e mais de uma pessoa na casa também faz, fica um cheiro insuportável. Gasta-se muito mais desinfetante e água para tirar o odor.
Roma Silva e Silva, São José
Acho ótimo! Cada um tem que fazer a sua parte! Eu uso sacolas de pano, não consumo o que não preciso, e faço xixi no banho sim! Espero que essas pessoas que falam mal adquiram mais consciência.
Carla Luz, Florianópolis
Quem não faz? O que as pessoas têm que fazer é melhorar seus sistemas de esgoto e tratar a água.
Marcelo Gomes, Florianópolis
E se eu fizer xixi três vezes ao dia? Tenho que tomar três banhos? Isto não é gastar muito mais água do que uma descarga? A casa da Gisele deve ter uns 10 banheiros, manda a dondoca interditar nove e usar apenas um. Assim, ela estará pensando no meio ambiente, verdadeiramente. No mais, é pura demagogia e hipocrisia.
Élbio Lopes, Florianópolis
Quando a Gisele faz xixi no seu box, ela o faz nos Estados Unidos, e lá o encanamento é feito para que o cheiro do mesmo não volte para o ambiente. Existe uma peça que é colocada (obrigatoriamente) logo após o ralo que acumula água (espécie de sifão) preenchendo toda a área circular do cano que impede a passagem do ar e, consequentemente, de qualquer mau cheiro. Mas dizer que xixi no box para ajudar no combate ao desgaste desnecessário de água da natureza, para mim, é conversa para boi dormir. Ou se faz porque gosta e ou se tem preguiça.
Demick Garcia, Florianópolis
Apoio plenamente essa campanha! Duvido quem nunca fez xixi no chuveiro. Como estamos tomando banho, se fizermos xixi, nos lavamos. Bem mais higiênico. Eu faço xixi durante o banho. Não é uma questão de exemplo, é uma questão pessoal e de consciência de cada um.
Kelly de Marco, Chapecó
(Por Francine Cadore, DC, 03/07/2010)