13 jul Estado teve 15 artistas selecionados
Representantes catarinenses participam da maior mostra de arte do país desde 1951
A participação de Fernando Lindote na 29ª Bienal de São Paulo, que começa dia 21 de setembro, marca o retorno de Santa Catarina à maior exposição de arte do país. Gaúcho radicado em Florianópolis, ele será o 15º representante do Estado na exposição, com a obra Cosmo Relief. A Bienal é uma das grandes mostras mundiais do gênero, ao lado da bienal de Veneza (Itália) e a Documenta, em Kassel (Alemanha).
Desde que a Bienal começou, em 1951, Santa Catarina esteve representada em 15 edições. A participação do Estado está registrada logo na primeira edição, com uma obra de Reynaldo Manzke (1906-1980). O artista nasceu em Blumenau mas mudou-se ainda jovem para São Paulo a fim de estudar com os grandes mestres da pintura. Em seus trabalhos Manzke revela um especial gosto pela aquarela. Sua obra está nos principais museus e galerias de arte do mundo e acervos particulares.
Ainda no grupo dos catarinenses, destaque para a arte de duas mulheres, Eli Heil e Elke Hering, e também a de Juarez Machado, cuja obra é marcada pela diversidade de técnicas, e que expôs três obras em 1967.
Outros artistas na Bienal foram Nilson Delai, Antonio Mir, Rodrigo de Haro, Ivens Machado, Odil Campos, Hamilton Cordeiro, Luiz Antônio Telles, Franklin Cascaes, Edson Machado, Rubens Oestroem e Luiz Henrique Schwanke, último artista de Santa Catarina a mostrar seu trabalho no evento, em 1991.
(DC, 13/07/2010)