03 maio Mais de duas mil pessoas participam do 24º Encontro Catarinense de Hoteleiros
A luta contra a sazonalidade atraiu hoteleiros, empresários, estudantes e demais envolvidos no trade turístico
O último dia do 24º Encontro Catarinense de Hoteleiros, realizado entre 28 e 30 de abril, foi marcado pelo movimento, qualificação e negócios. A sexta-feira foi repleta de atividades das mais variadas, incluindo Seminário de Turismo e Hotelaria; apresentação do curso de capacitação de profissionais dos meios de hospedagem do Projeto Viaja Mais Melhor Idade, oficinas, rodadas de negócios, Exprotel, palestra técnica, apresentação de cases e jantar do hoteleiro. Nos três dias do evento, 2037 pessoas passaram pelo CentroSul em busca de qualificação, debates e negócios.
Seminário de Turismo e Hotelaria: Evento oportuniza apresentação de contribuições técnicas para aumentar a ocupação hoteleira
O 8º Seminário de Hotelaria e Turismo recebeu a inscrição de seis trabalhos. O Seminário é um espaço específico para que acadêmicos, docentes, pesquisadores e hoteleiros apresentem contribuições técnicas para o setor através de artigos científicos. Fizeram parte da mesa julgadora Elisa W. S. de Liz – representando a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina; Biana Antonini – consultora de Alimentos e Bebidas da ABIH-SC; Wilson Macedo -ABIH-SC e Eliza B. D. Locks – Unisul.
Os seis trabalhos apresentados focaram no aumento da ocupação hoteleira. Os temas foram: “A importância do profissional de relações públicas para a fomentação do turismo e da ocupação hoteleira”, por Lara Perdigão Léllis Ferreira; “Análise sobre as possibilidades de empregos das tecnologias da informação e comunicação na gestão hoteleira”, por Aristides Faria Lopes dos Santos e Tiago Savi Mondo; “O cluster de turismo do caminho das ostras”, por Msc Carlos Cappelini; “Hospitalidade com qualidade: uma das alternativas para aumentar a demanda”, pela professora Mirian Teresinha Pinheiro; “Links patrocinados como ferramenta para captação de clientes na hotelaria”, por Tiago Savi Mondo, Daniel Augustin Pereira e Jane Iara Pereira da Costa e “Pousadas: Estudo de caso da tipologia de hospedagem predominante na praia do Campeche, Florianópolis (SC)”, por Ayrton Portilho Bueno e Carolina Valente de Oliveira.
A proposta é a integração entre universidades e empresários. Alunos e até mesmo professores apresentam artigos através de pesquisas realizadas durante a faculdade. Essa apresentação é aberta aos empresários para discussão, na qual eles analisam se atende às expectativas do mercado. O Seminário possui debates técnicos, sendo uma oportunidade para discussão do futuro profissional dos acadêmicos, viabilidade de crescimento da área e as oportunidades de interesse entre a academia e mercado. Este Seminário é uma forma também de prospectar empregos para os universitários, pois muitas vezes surgem contatos para dar continuidade à pesquisa. É um momento rico em termos da troca de ideias do meio acadêmico com o prático e um excelente meio de mostrar a postura profissional.
Premiação
Os vencedores foram os autores dos temas: “O cluster de turismo do caminho das ostras”; “Links patrocinados como ferramenta para captação de clientes na hotelaria” e “A importância do profissional de relações públicas para a fomentação do turismo e da ocupação hoteleira”. Eles ganharam diárias com direito a acompanhante em hotéis associados à ABIH-SC.
Viaja Mais Melhor Idade
Marcia Lemos, gerente de projetos do Instituto Marca Brasil, apresentou o curso “Capacitação de profissionais do projeto viaja mais melhor idade”, que inicia em agosto. Vai abranger cinco destinos nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Florianópolis e Gramado. O projeto consiste no desenvolvimento e aplicação de metodologia de qualificação para o aperfeiçoamento dos profissionais gerentes do segmento de meios de hospedagem, em destinos atendidos pelo projeto Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem, utilizando-se de uma estratégia inovadora, centrada no aperfeiçoamento profissional e nas necessidades de mercado. Informações www.marcabrasil.org.br.
22ª EXPROTEL é reduto de negócios: Hoteleiros de todos os cantos de Santa Catarina mobíliam e modernizam seus hotéis com produtos e serviços oferecidos na feira
Com mais de 50 expositores, a Exprotel, Feira de Produtos e Serviços para hotéis proporcionou muitos negócios para todo o Estado. Hoteleiros de diversas cidades como Laguna, Urubici, São Francisco do Sul, Lages, entre outras, procuraram o evento para aproveitar preços promocionais e reformular os empreendimentos.
A feira é um importante reduto de negócios e movimentação da economia do setor turístico, visto que congrega, além da exposição, as Rodadas de Negócios entre clubes de turismo, hotelaria, agências de viagens, operadoras e companhias aéreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, entre outros estados.
Atualização e qualificação: Eventos do último dia do encontro ficaram lotados de hoteleiros, empresários e estudantes
Márcio Moraes falou sobre RH e gestão empresarial. Ele é gerente de planejamento de carreira da Quem Indica Consultoria. Moraes está no mercado hoteleiro há mais de 20 anos e tem experiência em gestão de hotéis e consultoria para indústria hoteleira. Professor universitário, leciona disciplinas na área de gestão e empreendedorismo. Formado em Hotelaria pelo Centro Universitário SENAC de Campos do Jordão, possui diversas especialidades, com destaque para: Planejamento e Marketing Turístico, Qualidade e Produtividade. Segundo ele, um dos grandes problemas está na qualificação e o que falta é a aproximação da vida acadêmica da profissional.
Novas formas de venda: a internet como ferramenta
Olimpio Araujo Junior, diretor da OAJ Gestão de Marketing de Curitiba, falou sobre Novas formas de venda: a internet como ferramenta, com seus mais de 10 anos de experiência em Comunicação e Marketing pela Internet. Araujo Junior atuou como gerente e diretor de Comunicação e Marketing em diversas empresas. É formado no MBA em Comunicação Integrada de Marketing e no MBA em Gestão Comercial, ambos pela Fundação Getulio Vargas.
O especialista afirma que os hoteleiros devem aprender a reduzir custos e aumentar a lucratividade e enfatiza que neste ano 84% das empresas brasileiras planejam utilizar algum tipo de marketing pela internet, o que significa que os 16% que já utilizam “são os que oferecem perigo e com os quais os hoteleiros devem competir”. Olimpio explicou um pouco sobre as ferramentas usadas para posicionamento do site. Ele alertou também que os hoteleiros devem ficar atentos aos novos consumidores, jovens de 20 anos com poder aquisitivo e que utilizam muito a internet. “É preciso entender qual é o perfil do seu usuário” e enfatizou: “a internet não pode mais ser utilizada por amadores, é preciso entender, absorver, conhecer e utilizar as ferramentas disponíveis. Por exemplo, quem não aparece nas ferramentas de busca está morto”. Ele explicou que o mercado do marketing não é mais engessado e que a internet é imprescindível para quem quer aparecer, inclusive, utilizando as mídias sociais, mídias colaborativas “nas quais seus clientes te divulgam, pois cada pessoa pode repassar quantas vezes quiser uma informação que você colocou na internet”.
Para Olimpio, o que importa hoje no mercado é a qualidade das pessoas que são atingidas diretamente com as noticias sobre cada empreendimento ou empresa e não mais a quantidade.
Mais duas oficinas e uma palestra técnica complementaram a programação do último dia do evento: “Indicadores de desempenho”, com Andrea Mendes; “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Sociedade”, com Hans Michael van Bellen e “NeuroMarketing”, com o professor Marcelo Peruzzo.
Dois cases de destaque no Guia Quatro Rodas também foram apresentados: o Il Campanário, em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC) e o Ponta dos Ganchos Resort, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis.
Sessão de Autógrafos
O consultor e escritor Pedro Barros realizou sessão de autógrafos no estande da ABIH-SC, o livro “ABC do Marketing Hoteleiro”. Pedro, que iniciou no turismo em 1979 e já defendeu grandes marcas como Hotéis Meridien, Hilton International, Plaza Inn, Hotel Internacional Foz do Iguaçu, entre tantos outros, reuniu textos de sua experiência na atividade hoteleira numa leitura simples com conceitos, informações e sugestões. Luiz Alberto Zago e sua esposa Maria Beatriz, proprietários do primeiro hotel de rede internacional do município de Lages, o IBIS, foram alguns dos muitos empresários da hotelaria que fizeram questão de autografar seu exemplar.
Novos Associados
A ABIH-SC comemora o incremento do número de associados. Só no 24º Encatho foram 16 novos empreendimentos que receberam a placa da entidade e, a partir de agora, poderão usufruir dos benefícios.
“Fazer parte do quadro de associados de uma entidade séria e representativa do setor nos traz muitos benefícios que vão desde a divulgação do hotel em feiras do Brasil e Exterior e divulgação no site da entidade, até cursos e eventos como esse, no qual podemos qualificar funcionários e também nos relacionar com fornecedores”, comenta Marilívia de Souza, gerente geral do Apart Hotel Tropicanas de Canasvieiras, Florianópolis, uma das novas associadas. O hotel possui 132 apartamentos com capacidade de receber até 300 pessoas e ela garante: “estamos buscando soluções para atrair hóspedes durante todo ano, fugir da sazonalidade”.
Um jantar foi oferecido pela ABIH-SC aos hoteleiros, no Veleiros da Ilha, para confraternizar e comemorar o sucesso do evento.
(Assessoria 24º Encontro Catarinense de Hoteleiros, De Olho na Ilha, 02/05/2010)