11 abr Homem é preso ao tentar vender pássaros silvestres em Florianópolis
Além de receber multa, vendedor pode pegar até oito anos de prisão
Um homem foi flagrado quando tentava vender 10 aves raras no salão de festas de um prédio no bairro Trindade, em Florianópolis, na quinta-feira. João Luís Tomazzelli, 36 anos, deve responder por receptação e comercialização ilegal de animais silvestres.
Entre as espécies apreendidas com o suspeito por policiais federais estavam exemplares de papagaio-cinzento do Congo, cacatua de crista amarela e outras variedades de pássaros da Indonésia.
Segundo o delegado da Polícia Federal (PF), Raimundo Lopes Barbosa, o homem é de Blumenau, no Vale do Itajaí, e veio a Florianópolis tentar vender as aves. A cliente era, sem Tomazzelli saber, uma funcionária do Instituto Nacional de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).
Na casa do homem, em Blumenau, foram encontrados outros 26 pássaros de origem desconhecida. Barbosa conta que Tomazzelli também foi multado em R$ 227 mil e que pode pegar de quatro a oito anos de reclusão pelos crimes. Por ser réu primário, é possível que o homem responda em liberdade.
Os animais serão encaminhados para um parque ambiental em Balneário Camboriú.
(DC online, 09/04/2010)