Floram derruba imóveis

Floram derruba imóveis

Dois imóveis erguidos sobre Área de Preservação Permanente, na Ilha de Santa Catarina, foram demolidos ontem pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram). Uma demolição ocorreu no Bairro Monte Verde e outra na Praia do Santinho. Ambas por estarem em Área de Preservação Permanente (APP).

Achuva dificultou a operação dos veículos, em torno das 10h, não foi possível dar prosseguimento a uma decisão administrativa do Processo 7493/2007, relativo a corte de vegetação, terraplanagem e calçamento de uma rua, também APP, na comunidade do Rio Tavares.

No Bairro Monte Verde, depois de uma vistoria, a fiscalização localizou uma edificação de madeira em APP. Foi constatado que o imóvel pertence a um traficante de alta periculosidade, que está preso. Ontem, a casa veio abaixo.

Os fiscais da Floram estiveram acompanhados do Grupo de Respostas Táticas (GRT). Durante a tarde, a fiscalização com apoio da Polícia Militar esteve no Santinho e demoliu um imóvel de alvenaria com aproximadamente 60 m², sobre as dunas.

Também por ser APP, não é possível a regularização junto ao Poder Público. As operações contaram com o apoio da Polícia Ambiental e Guarda Municipal. Na próxima semana, a Floram traça novo cronograma de ações. Para o superintendente da Floram, Gerson Basso, as demolições ocorrem dentro da lei e é importante agir rápido, antes que famílias se instalem nos imóveis.

(DC, 16/04/2010)