Defesa Civil atende casas atingidas por ressaca na praia da Armação do Pântano do Sul

Defesa Civil atende casas atingidas por ressaca na praia da Armação do Pântano do Sul

Com a ressaca do mar ocorrida na última semana, casas na Armação do Pântano do Sul foram atingidas e ocorreram danos materiais. Não houve vítimas, mas muitas pessoas estão desalojados e tiveram que procurar casas de parentes. A defesa civil de Florianópolis precisou interditar quatro casas, elas estavam construídas a beira mar. Muros, trapiches, varandas e cômodos de algumas casas sofreram o efeito das ondas.

Segundo o diretor da defesa civil de Florianópolis, Maximo Seleme, “esse tipo de ocorrência, não é novidade na ilha, com as mudanças climáticas haverá um incremento na força destrutiva desses eventos, que com certeza ocorrerão novamente.”

Para evitar novas tragédias a defesa civil de Florianópolis alerta para os cuidados: não construir em áreas de risco ou preservação permanente, respeitar as distâncias de recuo solicitadas pela lei de rios e mar, e antes de construir procurar a prefeitura para aprovação do projeto.

A ressaca atingiu também a praia dos açores e praia da solidão, mas nestas nenhuma ocorrência foi registrada.

A previsão do tempo é animadora com clima seco a elevação da temperatura, mas não se descarta a possibilidade de repentinas mudanças climáticas.

(PMF, 12/04/2010)