Seminário internacional em Florianópolis discutirá ações para enfrentar as alterações do clima

Seminário internacional em Florianópolis discutirá ações para enfrentar as alterações do clima

As mudanças climáticas são tema permanente na pauta econômica e política global. As recentes catástrofes no nosso continente e também em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul forçam ações aqui de mitigação e adaptação s alterações do clima. Mas tais ações não têm efeito se localizadas, precisam ser integradas entre os estados e mesmo entre os países. O Seminário Mercosul Pós Copenhague, que acontecerá pela primeira vez em Florianópolis, nos dias 19 e 20 de março, será um espaço para gestores públicos, diplomatas, parlamentares, empresários de energias renováveis e acadêmicos conhecerem o que vem sendo proposto para que o sul do nosso continente enfrente as conseqüências das mudanças climáticas.

O seminário, que acontecerá no auditório da Reitoria da UFSC, terá a participação de dois ministros do Brasil como conferencistas: Carlos Minc, do Meio Ambiente, que falará da Conferência de Copenhague, e Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, que abordará a geração de empregos verdes com a bioenergia. Palestrantes do Parlamento do Mercosul e de instituições voltadas à integração regional, diplomacia e às energias renováveis presentes nos quatro países do bloco completam a programação. Para o presidente do Instituto IDEAL, Mauro Passos, um dos promotores do seminário, o encontro reforçará a necessidade de integração energética com fontes limpas e apresentará as diversas boas ações que vêm sendo feitas nos países do bloco.

A iniciativa também tem a chancela do Centro de Integração Regional – Cefir do Uruguai, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Unisul/ Jelare – Joint European-Latin American Universities Renewable Energy Project. O seminário, que terá inscrições gratuitas, está sendo inventariado e terá todas as emissões de carbono compensadas pela Carbon Clean/ Nemorus. O patrocínio é da Eletrosul.

Serviço: O QUE: Seminário Mercosul Pós-Copenhague/ com Palestrantes do Mercosul e dois ministros brasileiros
– Dia 19 de março, no auditório da Reitoria da UFSC, das 8 às 20 horas
– Dia 20 de março, visita técnica apenas para as delegações estrangeiras.

Programação completa: http://www.institutoideal.org/docs/programacao.jpg

Entrada gratuita, com certificado de extensão. Inscrições no local, no dia do seminário.

(Agecom, 04/03/2010)