19 mar Prefeitura adia edital para seleção de táxis
A prefeitura de Florianópolis adiou de hoje para a próxima segunda-feira, dia 22, o lançamento do edital para a contratação de 200 táxis. O prefeito em exercício, João Batista Nunes, alegou “agenda cheia” para o adiamento.
Dos novos táxis, 120 devem estar circulando até o final do primeiro semestre. Os veículos serão distribuídos no Norte e Sul da Ilha, Bairro Itacorubi e Lagoa da Conceição, regiões com maior carência do serviço.
O prefeito em exercício explica que os 80 táxis restantes serão chamados à medida que for necessário.
A prefeitura garantiu que o preço da tarifa não vai subir.
Há mais de 20 anos a frota não aumenta. Está “estacionada” em 258 carros. Na média, há um táxi para cada grupo de 1.581 moradores. Com os 120 que devem estar rodando até julho, a média cairá para 1.079.
Uma estimativa da prefeitura sugere que a proporção ideal seria um táxi para caga grupo de 800 moradores. O número foi determinado por uma equipe técnica que estudou a situação de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.
A data das provas e o custo das inscrições ainda não foram definidos. O processo terá duas fases. Na primeira, os candidatos respondem questões de conhecimentos gerais. A última analisa questões técnicas, como o carro usado no serviço.
Os candidados que participaram da licitação feita em 2007, que foi anulada, serão automaticamente inscritos. Quem preferir pode pegar o dinheiro de volta.
(DC, 19/03/2010)