05 mar Plano Diretor
Da coluna Visor, Por Rafael Martini (DC, 04/03/2010)
Acabou. Depois de 1,2 mil reuniões desde 2006, ontem foi realizado o último encontro para discutir o Plano Diretor Participativo da Capital, na na sede da Fiesc. Agora, a finalização do projeto será avaliada em uma audiência pública, no próximo dia 18. Átila Rocha, superintendente do Ipuf e responsável pela coordenação da ação, diz que o objetivo é encaminhar a proposta à Câmara de Vereadores no dia 23 de março, dia do aniversário da Capital.
Entre as principais mudanças estão: 50% do território total do município será área totalmente preservada, 25% parcialmente utilizada e a ocupação dos 25% restante será totalmente controlada. Segundo Átila, a meta é transformar Florianópolis, nos próximos anos, em uma das primeiras reservas de biosfera em ambiente urbano do mundo, projeto que poderá contar com o respaldo, inclusive, da ONU.
Apesar de todos os debates e avanços em relação ao Plano Diretor de 1997, que ainda está em vigor, o projeto enfrenta resistências entre algumas lideranças comunitárias. Na Lagoa da Conceição, por exemplo, poderão ser construídas edificações de até seis andares. Os moradores querem que permaneça o gabarito atual de no máximo dois. E isso é só a pontinha da polêmica, que promete discussões acaloradas.