11 mar Pesca de Camarão: protesto para obter licenças
No dia 22/03, às 10h, pescadores de Governador Celso Ramos farão protesto em frente à superintendência do Ministério da Pesca, no Centro de Florianópolis. Eles reivindicam licença para a pesca do camarão sete barbas e do camarão-rosa. Segundo o Sindicato dos Pescadores de Santa Catarina, 142 embarcações estão sem a licença há pouco mais de dois anos, quando foi realizado o recadastramento dos profissionais.
Cezer Cerutti, superintendente em SC do Ministério da Pesca, afirmou que desconhece a reivindicação nem foi procurado pelo sindicato. Mesmo assim, explicou que há apenas 20 licenças para o camarão- rosa, porque a captura é realizada em águas profundas por barcos industriais. Segundo Cerutti, há 850 embarcações que pescam o sete barbas. Dessas, 600 têm licença, que deve ser renovada até o final do mês. Outras 254 não conseguiram fazer o recadastramento em 2007.
No segundo semestre passado, nova portaria do Ministério da Pesca liberou o cadastro. Os pedidos estão em análise, mas não há prazo. Cerutti explicou, ainda, que uma portaria do Ibama impede que barcos com mais de nove metros pesquem a espécie. Estas embarcações não terão a licença. Quem não cumprir será multado e terá o barco apreendido.
(DC, 11/03/2010)