17 mar Hospital quer derrubar embargo da Fatma
A Irmandade Senhor Jesus dos Passos, que administra o Hospital de Caridade, no Centro de Florianópolis, entrou com um recurso na Justiça para tentar suspender o embargo à construção de um crematório nos fundos da unidade.
A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) diz que houve retirada de mata nativa, pedras e terra da área sem as devidas licenças. As alterações teriam sido feitas antes das autorizações da Fatma, concedidas a partir de novembro de 2009.
O advogado da Irmandade, Antônio Carlos Brasil, diz que a construção do crematório nem começou.
– O embargo é absolutamente improcedente. A Irmandade dispõe de todas as licenças necessárias para a fase inicial de preparação do terreno.
De acordo com o advogado, o hospital conseguiu duas licenças, em 5 de novembro e 23 de dezembro de 2009, para a retirada de 11 árvores mediante medidas compensatórias, como o plantio de três mudas para cada árvore derrubada.
Antônio também afirmou que há uma autorização do Ministério da Defesa e do Exército, com validade entre 11 de janeiro e 6 de março deste ano, para a detonação da rocha nos fundos do terreno.
(DC, 17/03/2010)