26 mar Hora do planeta: No escuro por uma boa causa
Amanhã, das 20h30min às 21h30min, todo o mundo é convidado a apagar as luzes
“O mundo inteiro vai apagar as luzes por uma hora. Junte-se a este movimento.” O slogan da Hora do Planeta é simples e convidativo. Então, vai participar? Tem que ficar no escuro entre 20h30min e 21h30min de amanhã, dia 27, e fazer parte de uma corrente que dá o seguinte recado: líderes mundiais, estamos preocupados com o aquecimento global.
A expectativa da WWF, organização não-governamental (ONG), idealizadora da Hora do Planeta, é superar em 2010 a marca de um bilhão de pessoas com as luzes apagadas durante 60 minutos.
Pelo mundo, grandes cidades vão deixar no escuro seus cartões-postais, como o Empire State Building, em Nova York e a Torre Eiffel, em Paris. Em Santa Catarina, 87 empresas e 21 ONGs já confirmaram a participação, conforme o site da WWF. Entre as prefeituras, só Tijucas havia confirmado até ontem, mas Florianópolis e Joinville também vão participar.
A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália, e envolveu 2 milhões de pessoas. Em 2009, 4 mil cidades em 88 países somaram a marca de 1 bilhão de participantes. Este ano, com a confirmação de que a Torre de Tóquio, no Japão, e o Portão de Brandenburgo, na Alemanha, terão suas luzes desligadas, todos os países do G-20 – grupo das maiores economias do mundo – passam a fazer parte do evento.
Tão importante quanto desligar as luzes no horário combinado é fundamental entrar no site e cadastrar a prefeitura, a empresa, a ONG ou você mesmo. Só assim a WWF poderá fazer a contagem do número de participantes. O desligar das luzes acontece de acordo com o fuso horário de cada país.
O que é a Hora do Planeta
– A “Hora do Planeta” é uma iniciativa mundial da WWF, uma das principais ONGs ambientais do mundo, para economizar energia durante uma hora. O apagar da luzes acontecerá entre as 20h30min e 21h30min, de acordo com o fuso horário de cada país.
– De norte a sul do Brasil, governos, empresas, organizações e pessoas físicas vão se unir para demonstrar a preocupação com o aquecimento global e a conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos.
– O Brasil é, atualmente, o quarto maior emissor de carbono do mundo. Deste total, cerca de 75% são causados pelo desmatamento, principalmente na Amazônia e Cerrado.
COMO PARTICIPAR
– Entre no site www.horadoplaneta.org.br e cadastre-se
– Entre nas comunidades do Orkut e do Facebook
– Divulgue a ação pelo Twitter com a tag horadoplaneta
(DC, 25/03/2010)