22 mar Floripa, assim te quero!
Da coluna de Cacau Menezes (DC, 21/03/2010)
Na próxima terça-feira, 23 de março, Floripa comemora 284 anos de emancipação política. Nessa data, em 1726, o ouvidor Antônio Alves Lanhas Peixoto elevou a povoação de Nossa Senhora do Desterro, na Ilha de Santa Catarina, à categoria de vila e se deu a eleição da primeira Câmara Municipal. (Há os que confundem com o aniversário da chegada dos primeiros colonizadores, em um mês de primavera de 1673).
E o cenário atual não é animador. Para comprovar, Floripa tem somente 45,14% de atendimento de rede de esgoto e os congestionamentos infernizam nossa vida. Os que verdadeiramente amam e respeitam esta cidade não podem se omitir. A Floripa dos meus e dos teus sonhos é bela e pura, como Deus nos presenteou. Floripa deve ser uma cidade exemplo para o mundo, comprometida com o desenvolvimento sustentável, ecoeficiente, onde meio ambiente, economia e sociedade convivem em harmonia.
Seus habitantes devem ter justo orgulho da sua qualidade de vida; do menor índice de mortalidade infantil; de elevada renda per capita, com oportunidades para todos; da inexistência de analfabeto e de evasão escolar; da maior expectativa de vida; onde mais se lê; a mais segura; a que mais recicla; a que mais investe em saneamento básico e na mobilidade urbana; a que tem o melhor sistema de saúde; que prioriza a preservação do seu patrimônio cultural, histórico, artístico e natural; e onde seus gestores públicos agem com transparência e honestidade.
O renascimento de Floripa, a concretização deste teu e meu sonho, somente se dará com a efetiva mobilização de todos nós.