11 mar Eslcarecimentos da Comcap sobre coleta seletiva no centro
Da coluna de Carlos Damião (ND, 10/03/2010)
O presidente da Comcap, Ronaldo Freire, esclareceu à coluna que os catadores não foram proibidos de atuar na área central (como publicado na nota Equívoco). O que ocorreu foi um ajuste de conduta, em fevereiro de 2009, proposto pelo Ministério Público Estadual, assinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR).
Esclarecimentos (2)
Pelo termo, os catadores foram transferidos do Aterro da Baía Sul para uma estação de triagem em galpão cedido pela Comcap, no Itacorubi. A pedido da ACMR, a Comcap assumiu a coleta diária de materiais recicláveis na área comercial do Centro, hoje já ampliada para 73 ruas. A mudança humanizou a atividade dos catadores e deu ganhos à mobilidade urbana.
Esclarecimentos (3)
Segundo Ronaldo Freire, também não confere a informação que uma comerciante passou à coluna. Segundo ele, a Comcap promove a coleta de materiais recicláveis no Centro é feita de segunda a sexta–feira, a partir das 19 horas, e aos sábados, a partir das 14 horas. Entre novembro e fevereiro, foram recolhidas 127,5 toneladas somente de papel e papelão.