05 mar Casa Cor vai investir R$ 370 mil no CIC
Evento vai de 20 de março a 27 de abril
A Casa Cor vai levar benefícios para o local onde será instalada. A mostra na capital catarinense ocupará mais de três mil metros da ala norte do CIC – Centro Integrado de Cultura, que possui uma área total de 9 993 m2. A ala sul do local está fechada para obras desde maio de 2009 e, posteriormente, a ala norte será revitalizada.
Na parte de reestruturação do prédio serão feitas, a pedido da Fundação Catarinense de Cultura, ampliações dos salões internos no local, facilitando as divisões posteriores dos ambientes, abertura do espaço onde funcionará a Sala de Exposições Lindolf Bell e outros trabalhos de obra civil delimitados em uma área de contrapartida. Outro ponto positivo é a pintura da fachada do prédio, que será feita conforme o projeto original, com tons de concreto e palha. Além disso, foram realizados reparos na cobertura. Isso corresponde a um investimento no imóvel superior a 120 mil reais.
Para aproximar o evento do segmento cultural, o tema da mostra em Santa Catarina será Cores e Formas da Cultura Catarinense. Dos 59 ambientes, treze estão valorizando e prestando homenagem à cultura e aos artistas do estado. Para valorizar os artistas foi criada uma curadoria com profissionais da área que escolheram os homenageados. Além disso, a ideia foi um sucesso e rapidamente absorvida pelos arquitetos, designers e paisagistas participantes, que trabalham individualmente as homenagens em seus ambientes, sendo que alguns deles, em iniciativa conjunta com a organização do evento e a Fundação Catarinense de Cultura, também deixarão benefícios ao local.
A galeria de arte, que se transformará em Sala Exposições Lindolf Bell, com mais de 330 m², é uma das obras que ficará com a comunidade após o evento. As persianas, instalações elétricas, iluminação, piso cerâmico e pintura foram viabilizados pela Casa Cor, AsBEA-SC, Portobello, Suvinil e outros parceiros. Além disso, serão deixados no local parte do Jardim de Inverno, o gesso e piso de madeira da Biblioteca, os dois Lavabos completos da área de uso coletivo e o piso e cobertura do Recanto dos Açores. Isso corresponde a mais de 250 mil reais em material e mão-de-obra que ficará no prédio.
Em parceria com o SEBRAE a mostra também incentivará o uso do artesanato na decoração, levando essa expressão cultural para dentro da concepção arquitetônica dos espaços. Uma iniciativa que aproxima mais uma vez a cultura ao segmento da decoração e da construção.
Além disso, o investimento feito no imóvel gera economia na obra futura do CIC, viabilizando a reversão desse investimento em mais cultura.
O evento inicia também um processo de reaproximação do público com o local, pois reabre as portas após um longo período com o imóvel parcialmente fechado. Durante a exposição, que vai de 20 de março a 27 de abril, a expectativa de visitantes é de mais de 20 mil pessoas.
(Acontecendo Aqui, 04/03/2010)