25 mar Beira-Mar do Estreito vai ser aberta
Um canteiro de obras cortado por uma faixa de asfalto com 1,3 quilômetro. É a Beira-Mar Continental, no Estreito, na Capital. Os trabalhos só devem terminar no fim do ano, mas a prefeitura já pretende liberar a pista para os carros no dia 31.
A liberação antecipada é uma alternativa para desafogar o trânsito na Rua Fulvio Aducci, principal acesso ao Estreito e que costuma ficar congestionada em horários de pico.
O pavimento está concluído, mas não há placas de sinalização nem pinturas na pista. O meio-fio e as canaletas para a drenagem da água também ainda não estão prontos.
A falta do meio-fio foi um dos motivos que fez a prefeitura cancelar a inauguração da Beira-Mar Continental, programada para a última terça-feira, no aniversário da Capital.
Luiz Américo Medeiros, secretário de Obras interino de Florianópolis, reconhece que, mesmo com o adiamento, não haverá tempo hábil para concluir o meio-fio em toda a extensão da via até o fim do mês.
– Mas faltará pouca coisa, que podem ser finalizadas em mais uma semana, no máximo. A sinalização estará pronta para a abertura, no dia 31 – afirma Medeiros.
A Beira-Mar Continental também terá ciclovia, calçadas, bolsão de estacionamento e arborização. A extensão total será de 2,6 quilômetros.
A prefeitura tenta incluir, ainda, uma área de lazer no local. Segundo Medeiros, isso não está no projeto original, mas é uma reivindicação da comunidade.
Obras não impediram os carros de circular
Mesmo com a via em obras, já há carros circulando pelo local. O pavimento também já é usado por moradores para se exercitar.
– Gostaria que eles a inaugurassem por completo porque vai ficar perigoso para os pedestres – afirma Ana Lúcia Alves, 42 anos, moradora de Balneário do Estreito, que diariamente corre pela rua.
A Beira-Mar Continental é projetada para ser a saída Norte da Capital. No futuro, a proposta é levá-la até a BR-101, passando por Barreiros. Mas ainda não há projeto para essa obra.
Correção – É a Avenida Beira-Mar Continental que aparece na foto publicada ontem, na contracapa e na página 18, e não Avenida Beira-Mar de São José, como foi identificado nas legendas.
cristina.vieira@diario.com.br
CRISTINA VIEIRA
A obra
– Extensão: 2,6 quilômetros entre a Ponte Pedro Ivo e a Rua Castro Alves
– O que será liberado: 1,3 quilômetro de asfalto entre as ruas Machado de Assis e Castro Alves
– Custo da obra: R$ 42 milhões
– Valor já gasto: R$ 27 milhões
– Previsão de conclusão: até o final deste ano
– Início da obra: 2004
– O que está previsto: pista com duas faixas, bolsão de estacionamento, ciclovia e calçadas
(DC, 24/03/2010)