25 fev Soluções para o Centro
Da coluna de Carlos Damião (ND, 23/02/2010)
Ontem (22/02), esta coluna abordou a questão da “morte” do centro histórico de Florianópolis. Curiosamente, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) enviaram ao colunista mensagens diferentes, mas de conteúdo semelhante, abordando o tema: no caso da Acif, a modernização da Rua Vidal Ramos, compromisso já assumido pela prefeitura, em parceria com os comerciantes; no caso da CDL, a entidade chama atenção para o Núcleo Terminal Cidade de Florianópolis, criado com o objetivo de recuperar a vida no lado Leste da Praça 15 de Novembro, praticamente abandonado pelas autoridades.
Tanto Acif quanto CDL esperam o anúncio de medidas imediatas. É possível que a prefeitura inclua na programação de aniversário de Florianópolis os programas de revitalização da Vidal Ramos e da região do Terminal Cidade de Florianópolis.
Programa global
Bem que a prefeitura poderia anunciar na semana de aniversário, daqui a um mês, um programa global de revitalização do Centro, juntando forças com os comerciantes, os setores da segurança pública e os moradores. Uma cidade histórica e bonita como a capital catarinense não merece ficar à mercê de marginais e desocupados em geral.